Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Roteiro Porto Alegre Rural inclui agricultura familiar no turismo

O Roteiro Porto Alegre Rural é uma boa opção para quem deseja momentos de calmaria e hospitalidade. O roteiro é um dos 23 que integram o projeto Talentos do Brasil Rural, que tem como objetivo incluir produtos e serviços da agricultura familiar no turismo brasileiro. Porto Alegre Rural é oferecido por grupos de agricultores que encontraram no turismo uma forma de valorizar sua identidade cultural, gerar emprego e renda, além de agregar valor à produção regional.

O roteiro localiza-se a 44 km do aeroporto de Porto Alegre, na Zona Sul da cidade nos bairros de Vila Nova, Belém Velho, Belém Novo e Lami, e se caracteriza pela grande área produtiva em hortifrutigranjeiros. Uma das paradas do roteiro é a Pousada Haras Cambará, que oferece ao turista a oportunidade de conhecer uma horta orgânica, uma estufa e um viveiro de mudas nativas. A pousada reutiliza a água da chuva e trata resíduos biológicos.

O roteiro continua pela Granja Santantonio, que chama a atenção do visitante com suas figueiras centenárias tomadas por orquídeas. A granja também oferece a degustação e venda de produtos hortigranjeiros, passeios de trator e caminhadas. Já no Sítio Capororoca, além de caminhar pelos campos produtivos, com o tamanho equivalente a dois campos de futebol, o turista pode degustar frutas, verduras e ervas orgânicas.

O Talentos do Brasil Rural é uma parceria entre os Ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Empresas (Sebrae). Cerca de 400 empreendimentos de 54 municípios fazem parte do projeto.​

Receba nossas newsletters