Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Setur e Prefeitura de Igarapé-Açu discutem ações para Belém-Bragança

Adenauer Goes e Sandra Nogueira

Adenauer Goes e Sandra Nogueira


O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, recebeu a prefeita de Igarapé-Açu, Sandra Nogueira, nesta terça-feira (24), no gabinete da Setur, para discutir ações que podem ser implementadas no município com base na estratégia de desenvolvimento econômico montado com a rota turística Belém-Bragança. O encontro foi acompanhado pelos vereadores da cidade, Aluíso “Paraíba” Bezerra, Claiton Costa e Erlon Feitosa, e também pelo turismólogo da Setur, Cléber Gomes.

“Temos que registrar que a rota pegou. Neste segundo governo Simão Jatene ela ganhou um upgrade. O que quero dizer com isso? Que ela deixou de ser uma proposta unicamente da Setur e do setor turístico para ser uma ação, uma prioridade de governo. Com isso, o município precisa se planejar, pois o que leva o carimbo da rota tem maior chance de emplacar”, explica Góes.

Adenauer esclarece ainda que da rota saem o que se pode chamar de sub-rotas, que são na verdade, alternativas de turismo e oportunidades. “Você tem um ‘eixão’, que é a rota propriamente dita, e dela saem braços para Colares, Vigia, São Caetano de Odivelas e outros municípios que podem vir a se beneficiar. O espírito é esse. O Governo do Estado encampou um sentido de desenvolvimento econômico, a partir do fluxo e movimentação de pessoas. No passado a ferrovia viabilizou a região e hoje serve de tempero para um novo ciclo de crescimento”.

Para a prefeita Sandra Nogueira, o turismo é um dos setores que a região pode explorar, haja vista os atrativos naturais e culturais existentes. “Precisamos criar formas de incentivo para provocar paradas no local, fatos que permitam ao visitante consumir, treinamento e capacitação para comunidade, trilhas, passeios de rio, entre outras opções de lazer e gasto do turista”, afirma.

Uma das formas que a secretaria planeja para fomentar negócios na rota é a construção de barracas ao longo do percurso das PA’s, em formato de vagões de trem, que serão utilizados para espaços de alimentação e venda de utensílios de produção associada das comunidades no entorno da rota turística, em parceria com as prefeituras locais, que ficarão responsáveis pela gestão dos espaços. Uma dos locais para construção do espaço estudada é a Ponte do Rio Livramento. A importância do aproveitamento dos cursos do PEQTur e das linhas de crédito do CredCidadão Turismo também foram abordados.

Thalita Cardoso

Receba nossas newsletters