Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

OMT: movimento de negócios chegou a US$ 1,5 trilhão em 2014

Marcio Favilla, diretor da OMT

Marcio Favilla, diretor da OMT


Durante a cerimônia de abertura da 43ª Expo Abav, em São Paulo, o diretor executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), Márcio Favilla, entregou a Antônio Azevedo, presidente da Abav, o Certificado Oficial de Membro Afiliado da OMT, além de falar do potencial do segmento no Brasil e no mundo.

“É um grande prazer está aqui novamente. O turismo é emprego, é renda, é comércio internacional, é comércio interno, é desenvolvimento econômico e sustentável. O Turismo não é uma atividade trivial para a elite e nem uma atividade para si próprio. O turismo é um instrumento para o desenvolvimento social, cultural e ambiental dos países”, disse o diretor.

Em 2014, o turismo mundial cresceu 4%. Este ano já cresce a uma taxa superior a 4%. Para o diretor executivo da OMT, “desde a crise de 2009, o turismo vem crescendo mesmo com todos os desafios no cenário internacional. O movimento econômico em 2014 foi próximo a 1,5 trilhão de dólares. Isso equivale a 4 bilhões de dólares por dia, sem falar no turismo interno que movimenta no mundo inteiro mais de 6 bilhões de pessoas. É uma força econômica poucas vezes reconhecida como tal”, afirmou Favilla.

O diretor executivo da OMT continuou: “por isso, neste momento de dificuldade é importante entender o real valor do turismo brasileiro, do Ministério do Turismo que está aqui para servir o desenvolvimento econômico e social do país. Eu só espero que o turismo tenha o devido reconhecimento que merece”.

Atualmente, o turismo está presente em três dos 17 pilares do desenvolvimento sustentável mundial. O turismo apoia o crescimento econômico, a criação de empregos e promoção da cultura local; está no mudanças de padrão de consumo e produção; e no desenvolvimento dos recursos marinhos. Para Márcio Favilla, o apoio da OMT também é político em âmbito mundial. “É a agência das nações unidas que cuida e promove o turismo sustentável, responsável e includentes em todo o mundo.”

E para esse ano Favilla, o que esperar? “Teremos esse ano 1 bilhão de turistas e 1 bilhão de oportunidades. Só temos que aproveitar esse número para o desenvolvimento econômico e social de todos os países. Queria dizer, também, que a OMT é a única agência das nações unidas que tem essa categoria de membro para o setor privado. O Brasil é o país, depois da Espanha, que tem o maior número de afiliados da OMT. Somos mais de 20 membros somente no Brasil.

Receba nossas newsletters