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Aviação

Obras do SDU e Congonhas serão repassadas para o setor privado

Vencedor de concorrência poderá explorar áreas comerciais por 25 anos

Vencedor de concorrência poderá explorar áreas comerciais por 25 anos


A Infraero vai repassar integralmente ao setor privado as obras de ampliação dos terminais de embarque de passageiros dos aeroportos de Santos Dumont e Congonhas. A medida faz parte de uma mudança na estratégia de negócios da Infraero, após a perda de receitas com a concessão dos principais aeroportos do país.

O edital de licitação deverá ser lançado em fevereiro de 2016. Os
vencedores da concorrência poderão explorar as áreas comerciais por 25
anos e, nesse período, vão dividir parte das receitas com a estatal. No Rio, a proposta é aumentar a capacidade do terminal de embarque em 50%, e em São Paulo está prevista a instalação de pontes para acabar com os embarques remotos, dobrando a capacidade do terminal.

Segundo o diretor comercial da Infraero, André Marques de Barros, a modelagem de concessão dessas áreas será concluída até o fim de novembro. No momento, os técnicos trabalham no modelo do edital que definirá valor do investimento na ampliação, lance mínimo e parcela de receitas a ser repassada à Infraero.

Ainda segundo o diretor, essa mesma iniciativa poderá ser adotada em outros aeroportos, como o de Manaus (AM), Recife (PE) e Uruguaiana (RS).

Aluguel de áreas comerciais – Barros também destacou que a empresa passou a adotar o sistema de cobrança de luvas nas dependências internas e externas dos aeroportos. A meta da Infraero é alcançar uma receita de R$ 100 milhões em dezembro deste ano.

Goiânia e Uberlândia- Até o fim deste ano, a Infraero pretende lançar o edital para repassar à iniciativa privada todo o processo de exploração das áreas comerciais no novo terminal de passageiros do aeroporto de Goiânia (GO), previsto para entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2016. Caberá ao vencedor da licitação escolher livremente fornecedores (lojas e restaurantes), bem como substituir esses prestadores de serviço a qualquer tempo. Atualmente, a Infraero precisa fazer licitação caso a caso.

Também até o fim do ano, a estatal fará licitação para escolher a empresa que vai construir e explorar o novo centro de armazenamento de carga no aeroporto de Uberlândia (MG). O vencedor da concorrência terá de investir R$ 41 milhões na área de 50 mil metros quadrados e se encarregará da operação do centro por 25 anos, podendo fazer sublocações. Neste caso, o lance mínimo será de R$ 40 mil por mês e entrada de R$ 5 milhões (luvas), com 5% de participação nos lucros.

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