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Entrevistas

O agente não vive da bolsa de valores, e sim de trabalho e comissão

Aroldo Schultz, presidente das Empresas Schultz

Aroldo Schultz, presidente das Empresas Schultz


A Schultz trabalha hoje com 11 mil agências cadastradas, totalizando mais de 30 mil agentes no país. “Somos uma empresa pequena que está em crescimento, mas acima de tudo somos uma empresa sólida. Temos raízes”, define o presidente das Empresas Schultz, Aroldo Schultz.

O MERCADO & EVENTOS acompanhou a VII Convenção do Grupo (confira todos os detalhes nos suplemento especial encartado nesta edição) e conversou com o executivo sobre a evolução da Schultz e sobre o papel do agente no cenário atual. “Desde que nascemos, há 27 anos, nosso foco sempre foi o agente. Queremos conscientizar os agentes da necessidade de união. Como? Centralizando as vendas, fazendo com que eles apóiem quem apóia eles e entendendo de tecnologia”, sintetiza.

Para concluir, ele afirma: “A união faz a diferença. Temos que pensar e trabalhar juntos. Nenhum agente vive da bolsa de valores, e sim de trabalho e comissão, não de especulação”. Veja na entrevista abaixo outras declarações de Aroldo Schultz.

Mercado&Eventos – Nos últimos seis anos, a Schultz investiu R$ 7 milhões em tecnologia. Como o senhor vê a Schultz hoje?
Aroldo Schutlz –
Acabamos de apresentar, durante nossa Convenção, o novo site da empresa. Ter uma excelente ferramenta é um processo demorado. Não estamos copiando ninguém. Inovar é isso. As agências agora terão duas opções: colocar um link da Schultz dentro do próprio site, ou optar por ter o portal oferecido pela Schultz. Seja através do nosso link, portal ou de nossa franquia, o importante é ter a o agente conosco. Falamos a mesma língua e a união tem que prevalecer.

M&E – Quais as vantagens do agente se tornar um franqueado da TZ Viagens, nova franquia multimarcas criada pelo Grupo Schultz?
Aroldo Schultz –
O fato é que muitas agências pequenas acabaram fechando as portas nos últimos tempos, e a TZ surge com o objetivo de oferecer o know how e tecnologia da Schultz. Um agente solitário se soma a um grupo. Além de tudo, a TZ vende outras operadoras, como CVC, Nascimento e Quensberry, por exemplo. É uma franquia e não uma concessão. Nos últimos seis meses já foram abertas algumas unidades, sendo a primeira em Bragança Paulista e a segunda em São Carlos. Já temos negociações para aberturas em Salvador, Belém, Manaus, João Pessoa e São Paulo (capital). Para se tornar um franqueado, o empresário deve pagar R$ 25 mil e mais toda estrutura de adequação à marca. Porém, se a pessoa já for do mercado turístico e tiver uma empresa que lucre mais de R$ 300 mil mensais, fica isenta dos R$ 25 mil. Qual a vantagem de ser multimarcas?  Queremos, no futuro, fidelizar esses agentes. Ganhar a preferência deles. Nosso objetivo é fortalecer os agentes. Preciso que eles vivam. A Abav e os demais sindicatos têm um papel político na vida dos agentes, meu papel é comercial.

M&E – Como surgiu a idéia de criar uma aérea na empresa focada somente para os nichos, entre eles o Moto Turismo?
Aroldo Schultz –
Esse é um bom setor, mas faltava uma operadora focada nisso. Estamos tendo um retorno muito bom e a demanda vem crescendo gradativamente. As comissões para os agentes são boas. No caso do Moto Turismo, por exemplo, ao fechar um grupo com cinco motos, o valor sai por R$ 70 mil, por exemplo, e a agência ganha comissão de R$ 7 mil. Até o momento só temos rotas internacionais, mas num futuro, pode surgir algum tour dentro do Brasil. Estamos estruturando também nosso setor de esportes e vamos vender pacotes com jogos para o campeonato europeu.

M&E – Como avalia o resultado final da VII Convenção Schultz?
Aroldo Schultz –
Não poderia imaginar que um dia teríamos um evento desta magnitude. Os agentes participaram com total dedicação – além de pagarem o próprio aéreo, permaneceram nas palestras e rodadas de negócios das 8h até 20h. Mesmo estando num destino como este, com praias paradisíacas, esses profissionais não perderam o foco. Isso demonstra que o agente de viagem não é vagabundo, é um profissional interessado em se capacitar, que busca se reciclar e aposta no Turismo. Eles querem oportunidades de negócios. Tivemos 151 grupos fechados durante a convenção. Saímos comprometidos com os agentes. Faremos nossa parte e espero que agora todos vejam a Schultz com mais atenção.

M&E – A nova parceria da Schultz com a CNT conseguirá, segundo o senhor, “transformar as agências em pequenas OTAs”. É isso que o agente de viagens busca hoje? Essa é a saída?
Aroldo Schultz –Temos que lutar com todas as nossas forças contra as gigantes.com.O agente de viagem vai muito além da internet. No entanto, temos que ter as armas certas para enfrentar essas gigantes. A realidade brasileira é que muitos agentes trabalham com computadores velhos, com internet de baixa velocidade. Eles devem investir nessas ferramentas. O objetivo da parceria com a CNT é oferecer um serviço sem riscos, no qual a agência só ganha. O agente poderá utilizar a Tarifa Sistema (da CNT) ou Tarifa Operador (da Schultz). Sendo que neste último caso é obrigatória a venda de aéreo com terrestre.

Além do investimento em tecnologia, sempre peço aos agentes de viagens que passem a diversificar os produtos oferecidos. Se a Schultz vendesse apenas um tipo de produto, não sobreviveria. Esses profissionais devem fazer o mesmo. Vender lazer, cursos, vistos, seguros. Gastar é fácil, ganhar dinheiro é difícil. É preciso ter opções para os clientes.

M&E – O que os “WorkSchultz” apresentam aos participantes? Seria uma continuidade do que foi mostrado na VII Convenção?
Aroldo Schultz –
Os WorkSchultz que realizaremos em 35 cidades brasileiras serão uma oportunidade de estreitar relacionamento com os clientes e apresentar pessoalmente todas as novidades da Schultz aos agentes que não puderam estar em nossa VII Convenção. Convidamos a todos para que estejam conosco nesta noite especial. O evento é exclusivo para agentes de viagens, que irão receber os novos catálogos Schultz e também capacitação sobre os mais diversos produtos Schultz, como Europamundo,  Multidestinos, Nacional, Produtos de Nicho, Vital Card, além do novo site Schultz com motor de vendas da parte aérea, o gerador de e-mail marketing iSchultz, a nova franquia multimarcas TZ Viagens, e muito mais.

Após a VII Convenção, hora do WorkSchultz 2013

A primeira edição do WorkSchultz 2013, evento itinerante que está sendo realizado neste ano pela Schultz em várias cidades brasileiras, aconteceu no dia 7 de março, em Salvador. Depois disso, outros municípios já receberam o treinamento. Veja a tabela com as próximas datas confirmadas.

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