Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Fortur aprova Mapa de Regionalização do Turismo de Sergipe

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28, na sede da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) uma reunião com os membros do conselho do Fórum Estadual de de Turismo de Sergipe (Fortur) com o intuito de decidirem a aprovação de orientações para  atualização do Mapa de Regionalização do Turismo do estado de Sergipe.

Segundo o Mapa de Regionalização, elaborado em 2003, Sergipe está dividido em cinco Polos Turísticos: Velho Chico, Coqueirais,  Tabuleiros, Sertão das Águas e Serras Sergipanas, sendo que, dentre estes, apenas dois se destacam (Polo Velho e dos Coqueirais) e são priorizados para exploração do turismo de forma geral, com intervenção do Ministério do Turismo (Mtur), através do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur).

De acordo com o secretário executivo do Fortur e coordenador Geral do Prodetur em Sergipe, Joab Almeida, a intenção é mostrar ao Mtur que existe em Sergipe, como instância de governança, um grupo de discussão sobre essa  orientação  de remapeamento. “O  Mtur  está  orientando que seja avaliado  a caracterização do conjunto de municípios que compõem o Mapa e que deverão possuir oferta turística, ter características similares ou complementares e aspectos que os identifiquem enquanto região, ou seja, que tenham identidade histórica, cultural e econômica ou geográfica”, explicou.

Os membros do conselho do Fortur decidiram pela manutenção do Mapa de Regionalização que foi elaborado em 2003. “Nós, como membros do Fórum e da Comissão, achamos que, como estes destinos já vem sendo trabalhados juntos ao Mtur e a Embratur, decidimos de comum acordo manter  o mapeamento da forma como está para que o estado e os municípios possam pleitear recursos  junto ao Governo Federal, e que assim, possam serem feitas as suas intervenções na área do turismo”, contam os membros do Fórum,   Cristiane Alcântara, coordenadora do curso de Turismo da UFS e Gustavo Andrade, assessor técnico da Seplag.

Já para o representante do trade de Sergipe e também membro do Conselho,  João A`Vila, a reunião foi muito importante para o planejamento das ações do turismo em Sergipe. “Nós ratificamos uma posição proposta do Governo do estado,  que é pela a manutenção de nossas cinco regiões turísticas”.​

Receba nossas newsletters