A palestra “As indústrias criativas e a dinâmica atual do mundo dos negócios”, ministrada pela ex-secretária de economia criativa do ministério da Cultura, Claudia Leitão; pelo gerente de negócios do Facebook, Marcio Freire; e por Adonis Batista Beggi, criador da startup Get Out.
Entre os temas levantados, o crescimento das indústrias criativas n mundo, que com base em um levantamento da Unesco chegam a 10% ao ano. “O Brasil contribui apenas com dados de cases”, disse Claudia. Segundo ela, a cultura agrega valor e atrai turistas e estudantes. “Isso é essencial para o desenvolvimento econômico de uma localidade”, afirmou.
A ex-secretária disse ainda que a criatividade a inovação são caracterizas das cidades que querem se tornar inesquecíveis. “Cidades são menos consumidas do que locais específicos e que têm um atrativo compartilhado. Porém, todos nós estamos suscitados a encontrar cidades que nos causem experiências memoráveis”, emendou.
Já Freire, destacou aos presentes como vender viagens no Facebook e como compartilhar e agregar valor ao perfil pessoal e profissional. “Hoje a plataforma te tem 89 milhões de usuários e 41 milhões acessa diariamente de celulares”, afirmou. Segundo ele, 40% dos brasileiros assistem TV utilizando o Facebook. “Olha aí mais um exemplo da multiplataforma“, emendou. o executivo destacou a segmentação de perfis para ampliar a comercialização de produtos.
Beggi, em sua explanação destacou experiências diferenciadas para ampliação dos negócios via mídias sociais. “Devemos focar na experiência, no usuário e no aprendizado”, comentou. Ainda sobre ampliar a divulgação e encontrar o publico alvo, o executivo da Get Out destacou a troca de experiências como a fonte mais eficaz de divulgação.
Luciano Palumbo e Luiz Marcos Fernandes