Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ipea prevê para 2010 crescimento superior a 5;5% do PIB

A diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea apresentou nesta quinta-feira (15/04) a nota Previsões Macroeconômicas para 2010. O texto traz estimativas de desempenho da economia brasileira referentes a três variáveis: crescimento econômico (variação real do PIB); inflação (variação real do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo; IPCA); e saldo em transações correntes.

O grupo de Análise e Previsões do Ipea aponta uma expectativa de crescimento do PIB; em 2010 na ordem de 5;5% a 6;5%. “Da expansão média prevista para este ano; quase a metade já estaria garantida; mesmo com o PIB ficando estagnado no nível dessazonalizado do quarto trimestre de 2009”; acrescenta a nota. Em relação ao saldo em transações correntes; a estimativa é de forte redução no comparativo com 2009; e o IPCA deve ficar na faixa de 4% a 5%.

Também foi revelada hoje a Carta de Conjuntura referente ao mês de março. A publicação trimestral do Instituto apresenta; como primeiro tópico de análise; o nível de atividade da economia. Pelo lado da demanda; observou-se um crescimento do consumo das famílias pelo 24º trimestre consecutivo no Brasil. Em relação ao desempenho do emprego; o cenário também é otimista. Em janeiro e fevereiro de 2010; os saldos de emprego formal atingiram os maiores níveis da série histórica para esses meses.

Receba nossas newsletters