
SÃO PAULO – O 9º Expo Fórum Visite São Paulo teve início na manhã desta sexta-feira (30), no WTC Events Center, na capital paulista. O evento, promovido pelo Visite São Paulo Convention Bureau, reúne profissionais de turismo, eventos e viagens em um ambiente voltado à atualização de mercado, networking e geração de novas oportunidades de negócios.
Na cerimônia de abertura, Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, apresentou algumas das novidades do Convention e destacou a programação e dinâmica do evento.
Com mais de 40 anos de história, a Fundação 25 de Janeiro, que gerencia o Visite São Paulo, foi lembrada como peça-chave para a promoção do turismo no estado. Segundo Sando, a entidade é mantida por cerca de 600 associados, além de mantenedores e patrocinadores que viabilizam ações contínuas de promoção nacional e internacional.
“Essa é uma organização feita por pessoas, muitas delas voluntárias, que contribuem com conselhos curadores e consultivos. Desde 1983, cada nome envolvido ajudou a construir esse legado”, afirmou.
Inovações e inteligência artificial no turismo
Entre os lançamentos anunciados no evento, destaca-se o “Paulo”, assistente virtual com inteligência artificial que irá interagir com os visitantes do site Visite São Paulo. O personagem digital será capaz de fornecer informações turísticas personalizadas, conectando visitantes com atrações, serviços e experiências em todas as regiões do estado.
“Paulo é mais do que uma ferramenta, é nosso embaixador digital”, explicou Sando. A novidade promete dinamizar o acesso à informação e tornar a jornada do turista mais eficiente e interativa.
O Expo Fórum 2025 também marcou o compromisso renovado com a sustentabilidade. Sando anunciou que o evento é neutro em carbono, com todas as emissões sendo compensadas por meio de certificados ambientais. “Calculamos cada quilômetro percorrido pela nossa equipe, cada estrutura montada, para garantir que deixamos um impacto positivo também no meio ambiente”, disse.
Campanhas e catálogo de experiências
Outra novidade foi anúncio do lançamento de um catálogo físico e digital com produtos e roteiros turísticos do estado, que estará disponível para operadores e agentes de viagens. Em parceria com a Braztoa, a plataforma permitirá ao visitante não apenas descobrir onde ir, mas também com quem comprar experiências autênticas em cidades como Águas de São Pedro, Campos do Jordão e a capital paulista.
A campanha “Stopover em São Paulo” também retorna com força total, com anúncios em esteiras de bagagens de aeroportos e materiais de bordo, convidando passageiros em trânsito a aproveitarem a cidade.
Sinergia entre eventos e turismo
Sando encerrou destacando a convergência entre as cadeias produtivas do turismo e dos eventos, pilares que sustentam boa parte da economia de São Paulo. “Unimos quem monta o evento com quem hospeda o visitante. Comer, dormir, visitar, comprar, tudo isso se conecta com montar, iluminar, recepcionar. Fazer um evento em São Paulo é tudo de bom”, concluiu.
O 9º Expo Fórum Visite São Paulo segue ao longo do dia com painéis, workshops e ativações.