Câmbio:

Idiomas:

Luiz Strauss assume como Cônsul Honorário do Equador no Rio de Janeiro

WhatsApp Image 2025 09 12 at 14.52.19 Luiz Strauss assume como Cônsul Honorário do Equador no Rio de Janeiro
Novo cônsul atuará no Rio, Espírito Santo e Minas para impulsionar turismo e cooperação (Divulgação/ Consulado do Equador)

O presidente do Sindetur-RJ e do Visit Rio, além de vice-presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss, tomou posse ontem (11) como Cônsul Honorário do Equador no Rio de Janeiro. A cerimônia, realizada no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, reuniu cerca de 200 convidados, entre autoridades diplomáticas, representantes do trade turístico e lideranças do setor público e privado.

A nomeação oficial de Strauss pelo governo equatoriano abrange os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A função tem como objetivo fortalecer o intercâmbio cultural, econômico e turístico entre Brasil e Equador, ampliando a cooperação bilateral.

O embaixador do Equador no Brasil, Carlos Alberto Velástegui, destacou a relevância da designação. “É uma satisfação e uma honra voltar a essa cidade maravilhosa para apresentar o Luiz Strauss, designado pelo governo para representar nossos interesses junto aos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Vemos o Brasil como um centro estratégico de encontro e de abertura ao mundo, e queremos fomentar o dinamismo econômico e cultural entre os países, mantendo um espaço de diálogo, cooperação e intercâmbio de turistas”, afirmou.

Também presente, o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, relacionou o momento à recuperação do setor. “Estamos vivendo um momento muito especial no Estado, com uma recuperação econômica e um aumento no número de turistas estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro. Até agosto, já ultrapassamos 1,4 milhão de turistas internacionais e esperamos ultrapassar a marca de 2 milhões neste ano. Isso é resultado do trabalho conjunto entre as iniciativas pública e privada. Estamos de portas abertas para que possamos avançar no intercâmbio cultural e econômico”, declarou.

Em seu discurso, Strauss ressaltou o papel de articulador no novo cargo. “Recebo essa missão com responsabilidade para fortalecer laços entre o Brasil e o Equador. Tenho profundo respeito pelo povo equatoriano, sua cultura, tradições e riquezas naturais. Ao assumir esse cargo, me comprometo a ser um articulador ativo, a destacar os setores de turismo e serviços, iniciativas que incentivem o intercâmbio e ser uma ponte com as autoridades locais, o que trará benefício para todos”, disse.

A solenidade também contou com a abertura da mostra pictórica Horizontes Encantados – entre o real e o mágico, do artista equatoriano José Bastidas, que será exibida no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A exposição reforça o papel da cultura como elo de aproximação entre os dois países, alinhando diplomacia, turismo e negócios.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *