
Inúmeros artistas; personalidades públicas e representantes do governo e da sociedade civil; participaram na tarde desta quinta-feira (20/01) da transmissão de cargo do secretário de Turismo da Bahia. Depois de 10 meses afastado para concorrer ao cargo de deputado federal nas eleições de 2010; Domingos Leonelli retorna à Secretária de Turismo (Setur); que durante sua ausência ficou sob responsabilidade de Antonio Carlos Tramm.
Durante a solenidade; Leonelli agradeceu o apoio do trade turístico e afirmou que a parceria foi fundamental para o desenvolvimento do turismo baiano. “Esta parceria não é só prazerosa; como necessária”; enfatizou.
O novo secretário também ressaltou as conquistas e os incrementos realizados durante a sua primeira gestão; com a implantação de novos produtos; como o Enoturismo; o Espicha Verão; o GP Bahia de Stock Car; o Turismo Étnico e o São João da Bahia. Entre 2007 e 2010; a gestão foi responsável pelo aumento de U$ 2;2 bilhões para U$ 5;7 bilhões em investimentos estrangeiros para a hotelaria. Mais de 20 novos empreendimentos hoteleiros passaram a ter interesse em se instalar na Bahia e mais de dez novos hotéis foram inaugurados no período.
Como principal e imediata ação deste mandato; ele destacou o empenho da Setur na parceria com a Bahiatursa para atrair eventos e ampliar o turismo de negócios em todo o estado. De acordo com Leonelli; a reforma e terceirização Cento de Convenções da Bahia foi uma das ferramentas utilizadas para atrair esse público.
Outra iniciativa é a realização do Salão de Turismo e a Feira dos Municípios a serem realizados ainda neste semestre. “Vamos acabar com a palavra baixa estação na Bahia; para que o fluxo de turistas ocorra durante o ano inteiro”; diz Leonelli.
Visando à Copa de 2014; foram citadas outras iniciativas; como a reestruturação da infraestrutura turística na Baía de Todos-os-Santos; que conta com a liberação de US$ 86 milhões do Prodetur para obras; a conclusão da reforma da Feira de São Joaquim e ações de qualificação empresarial e profissional para estruturar as cidades turísticas.
Durante a solenidade; também discursaram o ex-secretário Antonio Carlos Tramm e o presidente do Conselho Baiano de Turismo; Sílvio Pessoa. Emocionado; Tramm; agradeceu a todos pela confiança e principalmente a Leonelli; de quem foi chefe de gabinete na gestão anterior. “Substituir Leonelli foi algo que me honrou muito; ele me passou o bastão e agora estou passando o bastão para ele”; disse Tramm.
O ex-secretário destacou as conquistas no período em que esteve à frente da secretária; como o lançamento do novo portal de turismo da Bahia (www.bahia.com.br); e o decreto assinado pelo governador; que determina redução de ICMS para o querosene de aviação nos voos regionais; o incentivo à indústria náutica e o avanço do turismo religioso; que será impulsionado pela beatificação de Irmã Dulce.
Já o presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur); Silvio Pessoa; destacou a boa fase vivida pelo setor no estado. “A ocupação dos hotéis; hoje; é de 95% nos 400 hotéis; e provavelmente no Carnaval estaremos com 100% da ocupação. Isso porque as classes C e D passaram a viajar e vão continuar movimentando outros setores também ligados ao turismo”; comentou Silvio.
A polêmica união da Bahiatursa (Empresa Baiana de Turismo) com a Setur – órgãos que passarão a ter um único gestor – foi um dos assuntos que fizeram parte da transição; porém sem muitos esclarecimentos. Conforme Leonelli; a reestruturação do turismo baiano vai ocasionar maior agilidade e irá melhorar e tornar mais eficiente as ações. O presidente do CBTur também comentou o fato; declarando que é preciso “esperar e ver como vai ser essa reestruturação; para só depois o trade turístico se manifestar”; enfatizou Silvio.
Entre as principais autoridades presentes no evento estavam a senadora eleita Lídice da Mata; o secretário estadual para assuntos extraordinários da Copa de 2014; Ney Campello; o superintendente do Iphan; Carlos Amorim; o superintendente do Sebrae; Edival Passos; o diretor executivo do jornal A Tarde; Sylvio Simões; os músicos Adelmário Coelho; Tonho Matéria; Bruno Nunes; dentre outros. Além de representantes de entidades negras; grupos de capoeira; de samba e demais setores da sociedade.
No fim da solenidade; o ex-secretário Tramm; que declarou que irá cumprir funções ainda não determinadas no partido; foi homenageado com uma placa de reconhecimento pelos funcionários da secretaria; que aprovaram a gestão e pediram a continuidade dele na equipe.
Domingos Leonelli