
O road show de promoção do Turismo de Porto Alegre na Europa teve continuidade hoje; 1º; em Barcelona; Espanha. Pela manhã; em encontro com o subdiretor de Turismo da cidade espanhola; Ignasi de Delas i Ugarte; o secretário de Turismo da capital gaúcha; Luiz Fernando Moraes; abriu canais de aproximação entre os dois órgãos oficiais para ações conjuntas de divulgação dos dois destinos que ficarão mais próximos com o voo direto da companhia aérea Tap entre Porto Alegre e Lisboa; a partir do dia 12 deste mês.
A reunião teve a presença da presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-RS); Rita Vasconcelos; que representa o trade gaúcho na ação de divulgação realizada pela Secretaria Municipal de Turismo da Capital; em parceria com o Porto Alegre e Região metropolitana Convention & Visitors Bureau.
Parceria – Ugarte disse ser totalmente aberto a ajudar na divulgação de Porto Alegre em Barcelona e agradeceu a disposição da Secretaria de Turismo da capital gaúcha em fazer o mesmo em relação à cidade espanhola no Sul do Brasil. “O mercado brasileiro é muito importante para nós; e é bom saber que podemos contar com mais um parceiro naquele país”; disse o dirigente que já conhece Porto Alegre. “Fiquei muito impressionado quando estive no Sul do Brasil; vocês têm excelentes vinhos e uma cultura muito particular; é um Brasil muito diferente do que estamos acostumados a ver”; afirmou.
No encontro; Moraes lembrou que os gaúchos terão agora mais facilidades para chegar ao continente europeu. “Além de estarmos em um momento economicamente favorável no Brasil; temos o novo voo que vai facilitar e incentivar o turismo para a Europa”; enfatizou. De outra parte; lembrou ao dirigente espanhol que a capital gaúcha será uma das cidades-sede da Copa de 2014 e que a ação de promoção em andamento na Europa é o ponta pé inicial nas relações entre Porto Alegre e Barcelona visando ao maior fluxo de turistas entre os destinos. “Queremos mostrar aos europeus que temos muitas afinidades e enfatizar as nossas diferenças em relação às demais regiões do nosso país”; ressaltou.
Workshop – A agenda em Barcelona foi encerrada com um workshop de apresentação de Porto Alegre e região para agentes de viagem; operadores e imprensa especializada. O circuito de promoção turística da capital gaúcha na Europa será encerrado na sexta-feira; 3; com workshop para o trade turístico de Madri.
De acordo com dados do órgão de Turismo de Barcelona; a cidade; uma das mais visitadas da Europa; recebe cerca de sete milhões de turistas por ano; dois milhões a mais do que todos os turistas que chegam ao Brasil anualmente.
Reunião com autoridades de Porto Alegre e Barcelona visando estreitar relações entre as cidades