Técnicos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) aproveitarão a época de férias para aplicar uma pesquisa de demanda que vai identificar qual o perfil dos turistas que visitam o Pará neste período do ano. O levantamento vai servir de base para ações, programas e projetos da Paratur na promoção do turismo do estado. Os pesquisadores, que nas últimas duas semanas já percorreram os municípios de Santarém, Altamira, Marabá, Salinas e Conceição do Araguaia, agora estão aplicando a pesquisa em Belém. O ponto de referência deles é a área de embarque do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans.
Adenauer Góes, presidente da Paratur, explica que a pesquisa, por amostragem, vai envolver 800 turistas. Ao todo, serão 360 em Belém, 160 em Santarém, 90 em Altamira, 90 em Marabá, 50 em Salinas e 50 em Conceição do Araguaia. Adenauer diz que a pesquisa é um ítem primordial para o novo Plano, já que desde o lançamento, há dez anos, o documento não foi atualizado. Com isso, muitas ações que foram pensadas na ocasião acabaram não sendo executadas.
Os dez pesquisadores da Paratur permanecerão no aeroporto de Belém até sábado, de 8h às 14h. Serão levantados, entre outros itens, a origem, a idade, a motivação da viagem, como sobe do destino Pará,e o tempo de permanência dos turistas . Os dados da pesquisa devem ser tabulados e divulgados ainda no mês de agosto. O novo Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará deve ser lançado até outubro. Nesse mês, a Paratur aplicará uma nova pesquisa de demanda, voltada aos turistas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.






