Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades

República Tcheca realiza celebrações dos 700 anos do nascimento de Carlos IV

República Tcheca - gastronomia

Entre os principais pratos da gastronomia da época estavam a carne de caça, pão, peixe e vinho

Este ano a República Tcheca realiza uma série de comemorações dos 700 anos do nascimento de Carlos IV. Parte dessas celebrações incluem a história e a vida do rei e uma das curiosidades sobre o período era a culinária da época. O menu preferido do rei e imperador incluía peixe lucio recheado com amêndoas, carne de caça, vinho e pão.

O prato preferido de Carlos IV era a carne de caça, como codornas, cervos, coelhos e carne de porco defumada. O rei gostava de caçar, por exemplo, nos bosques de Beroun, onde fica o castelo Karlštejn. As lendas contam que durante as caçadas ele descobriu as fontes nos bosques do Castelo de Loket. Após provar dessas águas medicinais, fundou a cidade balneária de Karlovy Vary.

Condimentos também predominavam nos pratos do rei e as comidas aromáticas e com forte sabor eram símbolos da gastronomia dos aristocratas. Os temperos muito usados eram gengibre branco, canela, sementes de mostarda e açafrão.

O pão fazia parte do cotidiano de todos e Carlos IV, como cristão, comia pão branco. Ainda como tradição de sua religião, o rei jejuou muitas vezes e uma vez salvou sua vida. Na ocasião de uma visita a Paris, um assassino envenenou o café da manhã dos nobres e o rei escapou porque estava de jejum antes da missa. Para criar peixes, um de seus pratos preferidos também, o rei mandou construir um lago artificial perto de Karlštejn.

Receba nossas newsletters