Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Confira dez dicas sobre o que fazer em Barcelona

Barcelona é uma cidade que se desenvolveu muito no setor de turismo depois que sediou as Olimpíadas 1992. Para a viajante profissional Renata Queiroga, a capital catalã “vence qualquer concorrência com outras cidades do mundo”. Segundo ela, “esse pedaço ensolarado da Península Ibérica é fascinante tanto pela cultura, como pelo vanguardismo, pelas lindas paisagens, pelo contraste entre o novo e o moderno”.

A dona do blog Tempere sua viagem destaca ainda os inúmeros museus e considera a gastronomia “simplesmente deliciosa”. A viajante afirma que o povo é alegre e livre. “Tudo isso faz a cidade ter um magnetismo ímpar, que só estando lá para entender!”, garante. Se você já ficou empolgado para conhecer a cidade, confira as dicas que essa fã de Barcelona separou para os leitores do M&E Notícias de Turismo.

Prato servido no Tickets

Prato servido no Tickets

1 – A cozinha de Barcelona é estonteante, deliciosa, fascinante. A vanguarda e os sabores tradicionais convivem em harmonia. No quesito tradicional, os frutos do mar com temperos mediterrâneos ditam o sabor. Quando o assunto é vanguarda, ninguém melhor que os irmãos Ferran e Albert Adriá com seus inúmeros restaurantes, como o Tickets (mais vibrante, onde reeditam os clássicos do El Bulli) e o Bodega 1900 (um bar de tapas).  Ainda na gastronomia, não há como não se deixar levar pelas tapas, uma espécie de bar/botequim, mas com a essência e a vibe vibrante da cozinha espanhola… É um estilo de vida, algo arraigado na cultura da cidade e uma verdadeira instituição! É cultural mesmo. Há bares de tapas por toda parte, alguns, verdadeiros templos do bem comer e do bem viver. A curtição nesse quesito está, nas calçadas, nas esquinas. Mas, há alguns recantos mais que especiais e onde as tapas são cultuadas com reverência.  Dentre as mais famosas tapas, estão as deliciosas batatas bravas, jamón ibérico, bombas, pan con chocolate y acete y sale, e muitas à base de frutos do mar. Alguns dos melhores bares de tapas são: o Tapas 24, o complexo El Nacional, o Suculent, o Paco Meralgo, O Bar Mut, a Fabrica Moritz.

mercado-boqueria

2 – E não se pode falar em gastronomia na cidade, sem pensar no Mercado da Boqueria. Fica no coração das Ramblas e é um dos mais animados e vibrantes mercados da Europa. Suas cores, sabores, frutas, verduras, queijos e embutidos típicos da região, além de frutos do mar, super diferentes, encantam qualquer pessoa. Ainda tem uns bares de tapas, sendo o Pinotxo o mais famoso. Em se tratando de mercados, outro bem conhecido, é o Mercado de Santa Catarina, que tem um bom bar de Tapas, o Cuines de Santa Caterina.

3 – Montjuic é um dos melhores locais para se ter uma ideia da extensão e beleza de Barcelona. Além das belas vistas, é um bom lugar para começar a explorar a cidade. Vá até lá de táxi ou de ônibus. Se quiser dar uma olhada no Poble Espanhol (a aldeia que recria várias vilas e monumentos espanhóis), peça ao táxi para esperar. Ou vá direto até o Estádio Olímpico e de lá comece a visita, que pode passar pelo estádio, o museu olímpico, a Fundação Miró, o Castelo de Montjuic, com seu Museu Militar. A boa pedida é tomar um café e apreciar a linda e estonteante vista. Depois pegar o teleférico e emendar com o transbordador aeri, outro bondinho que desce direto na praia da Barceloneta para a garantia de belíssimas fotos.

4 – É única, porque Barcelona tem Gaudí! O gênio da arquitetura modernista deixou sua marca por toda a cidade num estilo exclusivo e vibrante. Os ecos vanguardistas que ele legou à cidade podem ser vistos na Casa Batlló, na Casa Pedreira, no Parc Güell e na Catedral da Sagrada Família, dentre outros. Todos, belos cartões postais da cidade, podem e devem ser visitados. Ainda em se tratando de modernismo, imperdível a visita ao Palau de la Musica Catalana, dos arquitetos Lluis Domènech i Montaner.

5 – Você vai amar a cidade porque ela tem outros dois gênios da arte, com um museu Picasso e a Fundação Miró. Imperdíveis!!! O Catalão Joan Miró deixou impregnado na cidade seus traços em telas e esculturas icônicas, coloridas e extravagantes.  A fundação foi criada por ele com seu pessoal e está num arrojado prédio que, por si só, já vale a visita! Já Picasso, chamava Barcelona de casa e, apesar da ausência de obras famosas, compensa porque é o seu maior acervo na Europa e retrata todas as fases do artista.

raval

Raval

6 – As ramblas valem por sua caminhada, artistas de rua e muita gente flanando. Mas, o bom mesmo são as adjacências. Elas são divisores de águas entre o Raval, do lado direito, de quem desce em direção ao mar, e, do lado esquerdo, está o Bairro Gótico e suas ruelas dignas de bons bate-pernas para se perder numa espécie de labirinto antigo, com resquícios da ocupação romana e moura, bem como do período medieval. Então, vale a pena, ater-se à catedral de Barcelona, em estilo gótico, mais conhecida como La Seu.  Dentre as outras atrações do Bairro Gótico, ainda estão a Plaça del Rei, a Catedral de Santa Maria del Pi, uma antiga Sinagoga, a Museu de História da Cidade, a prefeitura. Mas, se preferir, siga até o coração do bairro que é a Plaça Reial com suas lindas palmeiras.  No Raval, a pedida também é se perder pelas suas ruelas e chegar até a Rambla do Raval ou até o Palau Güell, outra das obras de Gaudí. No Raval, a dica gastrô fica por conta dos excelentes bares de tapas, Suculent ou Bar Lobo.

7 – Porque Barcelona tem a Barceloneta! As Ramblas terminam bem no Monumento a Colón (ou Colombo), onde é possível subir em um minúsculo elevador e apreciar toda a beleza da Barceloneta.  Ali mesmo, há o fantástico Museu Marítimo. Mas, o melhor mesmo é explorar toda a Barceloneta e o Port Vell, ir até o Aquarium de Barcelona, o Shopping Maremagnun ou simplesmente caminhar pela esplanada que vai dar no famoso Hotel W. Na praia que ali se forma, tem alguns restaurantes bem embaixo do hotel, dentre eles, o Gallitos, ou no Mezanino, o Bravo 24. E, se você não é de ferro e adora uma praia, a região do hotel é uma boa pedida no verão.

porto-olimpico-peixe

Porto Olímpico

8 – A outra face da orla é conhecida como Porto Olímpico, com uma bela marina e uma esplanada de restaurantes. As torres gêmeas que abrigam o edifício Mapfre e o Hotel Arts fazem par com o monumental Peixe, a modernosa escultura de cobre do famoso arquiteto Frank Gehry (também arquiteto do Museu Guggenheim, de Bilbao), que pode ser vista de qualquer ponto da orla. Ali por trás, fica onde funcionou a Vila Olímpica, hoje zona residencial. A região vira um belo local para curtir a praia no aclamado verão da cidade. Para quem quer comer bem de frente para o mar, o restaurante Bestial de comida mediterrânea e toques mais originais atrai com suas mesas e espreguiçadeiras estilo low profile! A região também é super badalada à noite…

9 – O verão é a estação mais desejada pelo povo de lá! E porque ninguém é de ferro, uma boa praia sempre cai bem. Os habitantes sempre têm seus chiringuitos favoritos para curtir a praia.  Eles são os bares que existem na orla e é lá onde os “locais” vão curtir a praia, petiscar, almoçar, tomar drinks, ouvir boa música… Anote aí: Chiringuito Escribá, La Guingueta de la Barceloneta são boas dicas!

camp-nou-2

Camp Nou

10 – A capital da Catalunha ainda traz o vibrante e apaixonado time do Barcelona, ou Barça, para os íntimos e o estádio do Camp Nou. Esse clube que tem mais de 170.000 sócios e uma legião de torcedores apaixonados espalhados pelo mundo. Mas, mesmo que você não morra de amores por futebol, vale a visita, e não só pra ver fotos e posters enormes de Neymar e Messi, mas porque é um importante museu sobre a história do futebol e das lendárias campanhas do time. E se puder comprar um ingresso para assistir a uma das partidas e testemunhar toda a paixão dos torcedores, melhor!

Receba nossas newsletters