Marcando o início dos trabalhos em 2023, o Conselho Municipal de Turismo (Compur) de Curitiba/PR realizou, nesta semana, a 35ª Reunião Ordinária. O encontro aconteceu no Salão Nobre do Palácio 29 de Março e destacou a celebração dos 330 anos de Curitiba, além dos números expressivos do Natal de Curitiba 2022.
A programação de comemorações começou com a 40ª Oficina de Música e vai continuar com shows internacionais e nacionais, congressos, lançamentos e entregas de obras pela Prefeitura de Curitiba.
NATAL DE CURITIBA – Foram apresentados os números do Natal de Curitiba- Luz dos Pinhais 2022, com público estimado em 979.858 pessoas, entre turistas e moradores da cidade. Nas mídias sociais, os números também são expressivos. Foram 478 posts sobre o Natal que alcançaram 21.090.888 contas no Instagram e 7.352.582 views no Tik Tok.
Ainda com o tema Natal, os conselheiros aprovaram o conteúdo de uma carta que será entregue ao presidente do Banco Bradesco, Octavio de Lazari Junior, com o pedido de ampliação das apresentações do Natal do Palácio Avenida em 2023. Em 2022, foram realizadas apenas três apresentações, em um único fim de semana. A carta descreve a importância cultural das apresentações natalinas no Palácio Avenida e a representatividade para moradores de Curitiba e turistas, que as acompanham desde 1991.
NOVIDADE – O MoviMente Curitiba Gastronômica foi apresentado aos conselheiros como iniciativa para promover a gastronomia curitibana, fortalecendo os valores, identidade, sustentabilidade, aproveitamento, pluralidade. A ideia é criar um movimento com a participação de diversos atores da cadeia gastronômica, fortalecendo a identidade local e aperfeiçoamento na prestação de serviços, desenhando um mapa estratégico para o setor.
O Instituto Municipal de Turismo tem gestão compartilhada com diversos parceiros, entre eles a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Sebrae, Senac, Abrasel, entre outros.
TURISMO SOCIAL – O gerente de Turismo Social do Sesc, Augusto Zortea, apresentou os resultados obtidos em 2022, recordes históricos no período. Segundo Zortea, o turismo social visa transformar a vida de pequenas comunidades através da atividade turística. Em 2022, a entidade atendeu 9.594 clientes em 333 viagens regionais e nacionais, números que superaram o período de pré-pandemia. A próxima reunião está marcada para 11 de abril.