Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Em live, RN volta a debater retomada do turismo e hotelaria pós-pandemia

IMG000000000230412

Gabriela Otto, CEO da Go Consultoria e especialista em análise do mercado hoteleiro, e Bruno Reis, presidente da Emprotur

O turismo do Rio Grande do Norte está se preparando para a retomada do setor no cenário pós-pandemia. Para isso, tem promovido debates e reuniões online com diversas entidades, especialistas, empresários e profissionais dos segmentos envolvidos. O último deles foi realizado na última semana e contou com a participação da CEO da Go Consultoria e especialista em análise do mercado hoteleiro, Gabriela Otto, do presidente da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), Bruno Reis, e representantes de meios de hospedagem de todo o estado.

Otto apresentou dados de pesquisas mundiais, que revelaram desde informações sobre sentimentos que estão envolvidos neste momento de pandemia, dados históricos sobre outros cenários difíceis para o turismo, até análise atuais do Brasil que indicam possíveis sinais de retomadas, além de soluções que já foram adotadas em outras circunstâncias.

Como já tem sido sinalizado em diversas pesquisas, o retorno das viagens de lazer deve acontecer em território regional, desde locais onde é possível viajar de carro, em seguida vem o nacional e depois o internacional. No Brasil, apenas 10,8% do turismo é internacional (dados do MTur). “Estamos em um país onde temos um turismo nacional que vai nos ajudar muito nessa retomada”, disse Gabriela. Neste sentido, as perspectivas são positivas também para o setor de locação de carros, que deve ter uma alta demanda de procura na retomada.

Segundo as pesquisas, o turista de lazer que é fiel a um empreendimento hoteleiro está entre os primeiros clientes a voltar no período pós-pandemia, portanto, o momento é propício para estreitar laços. “Essa é a hora de se comunicar com seu mailing, de oferecer boas opções de pacotes promocionais com descontos percentuais, opções de diária a mais, parceiros locais como transfers e passeios. Usar a criatividade e as parcerias”, sugeriu Gabriela.

A iniciativa da Emprotur em promover o encontro deve continuar pelos próximos dias, com diferentes entidades e associações envolvidas com o trade turístico. “É importante ressaltar que essas ações virtuais são importantes para auxiliar os responsáveis pelos meios de hospedagem no planejamento da retomada do turismo, para que eles se preparem da melhor forma para o novo cenário de viagens, legislações, técnicas de higiene e perfil de público que está por vir”, comentou o presidente da Emprotur, Bruno Reis. “Será um cenário novo para todos os estados do Brasil, é imprescindível estarmos preparados para saber como atrair e atender esse novo turista”, concluiu.

Receba nossas newsletters