Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

EUA suspendem emissão de novos vistos de trabalho até 31 de dezembro

As medidas de Trump causaram queda nas viagens realizadas aos Estados Unidos

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu suspender a emissão de novos vistos de trabalho temporários até o dia 31 de dezembro. Sendo assim, estrangeiros que planejavam se mudar para o país ainda este ano terão que refazer os planos. A estimativa do governo norte-americano é de que 525 mil pessoas de diversas nacionalidades sejam impedidas de entrar no país com a nova regra, decisão inteiramente ligada á pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A medida passa a valer nesta quarta-feira (24) para vistos do tipo H-1B, para trabalhadores qualificados, e do tipo L-1, para aqueles profissionais transferidos dentro de uma mesma empresa. A entrada de pessoas com vistos H-2B, geralmente usados por trabalhadores sazonais, também não será permitida, com exceção daqueles que atuam na indústria de serviços alimentícios (H-2A). A mudança não se aplica aos estrangeiros que já estejam trabalhando no país.

A emissão foi suspensa também para as categorias H-4, que trata de profissionais qualificados e seus acompanhantes, J-1 e J-2, sobre a transferência de profissionais de multinacionais ou empresas com operações nos EUA e seus companheiros, e o L-2, envolvendo também pessoas que vão estudar e se qualificar nos EUA. O governo alega se tratar de um esforço para reduzir a entrada de imigrantes à medida que o desemprego avança.

Isto porque a nova regra bloqueia a emissão de vistos temporários para diversas categorias de profissionais. No ano fiscal de 2019, por exemplo, foram emitidos cerca de 30 mil vistos temporários para brasileiros nas categorias atingidas pela lei, segundo o Departamento de Estado dos EUA.

Receba nossas newsletters