Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Opinião

OPINIÃO – São Paulo e as oportunidades do Carnaval

Por Raul Souza Sulzbacher*

Raul Souza Sulzbacher

Raul Souza Sulzbacher

A São Paulo de hoje é uma metrópole cosmopolita e está entra as capitais mais importantes do nosso planeta. É hub econômico da América Latina, sede das maiores empresas nacionais e internacionais, ponto de encontro das mais diversas culturas, reunindo o melhor da gastronomia do mundo e todas as grifes mundiais.

São Paulo vem ganhando ainda mais destaque nos últimos anos como centro da cultura, comércio, lazer e entretenimento da América Latina, com uma estrutura de primeira para acesso via aeroportos e estradas. O Carnaval 2020, que acabou de terminar, é prova desse movimento.

Assim como a metrópole, os números do carnaval de São Paulo são enormes, com o pré, feriado e pós: foram 678 desfiles, 15 milhões de foliões e injeção de R$2,6 bilhões de reais na capital projetados.

Estamos falando, então, de um incremento na economia que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Em um destino que costumava exportar foliões, hoje, os retém e ainda atrai visitantes do Brasil e do Mundo. A hotelaria agradece, com um recorde de 60% de ocupação no período (10 pontos percentuais a mais que 2019; e 15 pontos percentuais a mais do que em 2018); a aviação superando os números de 2019, com mais voos para Guarulhos e Congonhas para o período; a população se beneficiando de empregos temporários, com aumento de 7% das vagas em São Paulo; entre demais impactos em outros setores do comércio de bens e serviços.

Na sexta-feira, 21, na largada para o Carnaval, os aeroportos registraram um aumento de chegadas e partidas, sendo estimado um aumento de 20% de chegadas a São Paulo de visitantes em busca da folia, vindos principalmente de Salvador, Recife, Porto Alegre e Curitiba.

Em uma pesquisa feita com hotéis associados ao São Paulo Convention & Visitors Bureau (VISITE SÃO PAULO) antes do pós-carnaval, foi mostrado que 38,4% dos respondentes registraram melhora na ocupação no período, com um crescimento médio de 26,14% na taxa de ocupação no período (com registro de melhoras de até 60%). 50,7% dos hotéis criaram ações especiais para o período.

A prefeitura, junto a diversas secretarias municipais e a São Paulo Turismo, oferece toda a estrutura para a realização dos desfiles de rua e do sambódromo; e convoca a iniciativa privada, cada vez mais, a ser protagonista em injeção de recursos para a execução do Carnaval. E a festa sempre cresce de uma edição para a outra.

As oportunidades aumentam a cada ano. Em um diálogo público-privado, envolvendo as entidades de classe e associações, devemos, em harmonia, incentivar a promoção do destino, realizar ações, eventos, participar deste momento, para que os resultados sejam perenes e contínuos. O turismo é um potencial vetor para incremento da economia e gerar emprego e renda. E Carnaval é sinônimo para a atração de visitantes.

Ainda resultado da pesquisa com hotéis associados, pontos positivos sobre o evento foram registrados, como uma melhor divulgação, atração de grandes blocos de rua de outros destinos e segurança e organização no sambódromo. Por isso, já estão trabalhando nas ações e ofertas que serão oferecidas em 2021.

O setor de feiras e congressos tendem a ganhar ao integrar calendários para incremento da experiência de seus participantes.

As oportunidades são reais e podem ser mais bem aproveitadas. São Paulo hoje recepciona grandes eventos como Fórmula 1, Virada Cultual, Réveillon, Bienal do Livro, São Silvestre e inúmeros shows. Indo para além da capital, o Estado de São Paulo também recepciona inúmeros evento, sendo hoje uma atração à parte.

*Presidente do Conselho de Administração da Fundação 25 de Janeiro (São Paulo Conventions & Visitors Bureau)

Receba nossas newsletters