Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política

Avirrp 2019: MTur revela avanços e investida na isenção de vistos para chineses

Bob Santos, do MTur

Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur (Eric Ribeiro/M&E)

RIBEIRÃO PRETO – Começa nesta sexta-feira (1°) a 23ª Feira de Turismo Avirrp 2019. A cerimônia de abertura do evento, que reunirá mais de 150 marcas, está marcada para às 11h, no Centro de Eventos Taiwan. A programação, no entanto, começou logo pela manhã com uma série de treinamentos e palestras. Entre eles, uma do Ministério do Turismo, liderada pelo secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos.

Com o tema “os desafios do Turismo”, Bob Santos fez um rápido balanço deste primeiro semestre do Brasil sob nova direção. “Assumimos uma missão dentro do novo governo. Além de estruturar, qualificar e promover, o tripé que trabalhávamos até o fim de 2018, agora temos que inovar, porque inovação está ligada à tecnologia que, por sua vez, anda ao lado do turismo, e assegurar, porque lamentavelmente temos um problema muito sério de segurança pública no Brasil, embora os índices tenham melhorado bastante neste ano”, destacou Bob Santos.

Leia também
CVC e Visual terão evento exclusivo e estande durante a Avirrp
Avirrp 2019 prorroga inscrições gratuitas até o último dia da feira

Mergulhado numa economia liberal desde o dia 1° de janeiro de 2019, o Brasil ganhou o programa “A Hora do Turismo”, no qual as peças passaram a retratar o trabalho do Governo Federal, em parceria com a iniciativa privada, para garantir o adequado aproveitamento do potencial do país e contribuir para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda por meio da atividade turística. O lançamento aconteceu em junho.

Além da isenção de vistos para norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses, a redução do QAV em boa parte das unidades federativas, a redução dos impostos para a aquisição de equipamentos para parques de diversão e a abertura para o capital estrangeiro nas aéreas brasileiras nestes primeiros 100 dias de governo, Bob ainda sabe que a pasta tem grandes missões a cumprir.

Bob Santos

Com o tema “os desafios do Turismo”, Bob Santos fez um rápido balanço deste primeiro semestre do Brasil sob nova direção (Eric Ribeiro/M&E)

“Como a legalização dos Cassinos, a concessão de portos e marinas e transformar o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em agência de promoção”, revelou o secretário. “Já estamos trabalhando também para liberar os vistos para Índia e China, com grandes potenciais, mas que ainda envia poucos turistas ao Brasil. É o caso da China, o que é inadmissível, já que somos o primeiro país no mundo em recursos naturais”, frisou Bob.

Investe Turismo

Autoridades e agentes que participaram da palestra de Bob Santos ainda souberam das últimas novidades do Investe Turismo, um pacote de investimento em promoção e qualificação das rotas turísticas em todo o Brasil, lançado em maio. “Em parceria com Sebrae e Embratur, o MTur investira R$ 200 milhões somente este ano”, disse o secretário. “Ainda apoiamos as grandes festas, como Festas Juninas, Festa do Peão de Boiadeiro, shows e outros eventos com fluxo turísticos que movimentam 52 setores da economia, além de apoio às principais feiras, como WTM-LA, Expo Abav, JPA Travel Market e Festuris Gramado, por exemplo, com estande compartilhado ou próprio, além de campanhas veiculadas em rádio e TV e criação de materiais promocionais em parceria”, completa.

Cadastur e qualificação turística

O Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo), que chegou a 90 mil cadastrados na última semana, também ganhou destaque na apresentação de Bob Santos. “O sistema estava péssimo até o ano passado. É um serviço importante para nós por conta justamente da formalidade, e conseguimos acabar com os gargalos. A previsão é chegar ao fim do ano com 100 mil cadastrados”, destacou o secretário.

Por fim, ainda abordou a qualificação turística voltada para os agentes de viagens, em convênio com o Ministério da Educação, através do Pronatec. “Oferecemos cursos de hotelaria, garçom, além de outros cursos gratuitos voltados para agentes públicos e empresários. Ao fim do curso, há ainda a emissão de um certificado pelo MTur”, finaliza.

O M&E é media partner exclusivo da Avirrp 2019 e viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa

Receba nossas newsletters