Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

ABAV 2017

Big Data da Abav: 60% das agências faturam menos de R$60 mil

 

 

Edmar Bull, presidente da Abav Nacional

Edmar Bull, presidente da Abav Nacional, apresentou os dados preliminares do Big Data

A Abav divulgou os dados preliminares do Censo Big Data, que visa criar uma base de dados consistentes para mostrar a real dimensão do setor. Nesta primeira etapa foi possível concluir que 60% das agências são de pequeno porte, 30% de médio e apenas 10% de grande porte.

No período entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro de 2017, quando foram colhidos grande parte dos dados, a entidade registrou um total de R$47,5 bilhões em vendas entre associados, incluindo operadores, agências, consolidadoras e viagens coorporativas.

O Big Data também analisou a rentabilidade mensal das agências, ou seja, o valor que faturam com as vendas. Do total, 60,3% tem uma rentabilidade de até R$60 mil, 30,3% de R$61 mil a R$360 mil, 8,6% de R$360 mil a R$3,6 milhões, 0,8% de R$3,6 milhões a R$16 milhões e apenas 0,4% tem uma rentabilidade superior a R$15 milhões.

O censo teve uma taxa de amostragem de 24,4% das agências associadas e avaliou os índices em segmentos como aéreo, hotelaria, cruzeiros, locação de carros, seguro viagem, pacotes nacionais e internacionais. O projeto foi dividido em três fases: recadastramento de agências, censo, a análise avançada.

As agências foram classificadas em cinco diferentes faixas, 0 a 250, 251 a 500, 501 a 1000, 1001 a 2000 e mais de 2000. As faixas se referem ao número de itens vendidos por cada empresa.

Aviação
O quesito emissão de passagens foi o mais balanceado no que diz respeito ao volume de vendas.  Do total, 65,6% das agências vendem até 250 bilhetes aéreos por mês, 16,9% vendem de 251 a 500. O restante está dividido em três categorias 501 a 1000 (7,3%), 1000 a 2000 (4,1%) e mais de 2000 (6%).

Hotéis
A hotelaria foi o segundo mais bem distribuído no que diz respeito a volume de vendas, com 76,7% das agências vendendo até 250 pacotes por mês. Nas faixas seguintes foram registrados percentuais de 14,10%, 4,9%, 1,9% e 2,4%.

Menor distribuição
As outras áreas registraram um distribuição menor no volume de vendas.  No segmento locação de carros, por exemplo, 93,2% registraram um volume inferior a 250 pacotes mensais. Enquanto apenas 0,4 % venderam mais de 2 mil.

Fenômeno semelhante pode ser observado no segmento de cruzeiros, com 97,20% das agências enquadradas na primeira faixa (até 250) e 0,4 na última, mais de 2 mil, e também no de trens, com 98,1% e 0,2%, respectivamente.

Receba nossas newsletters