Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Brasil e Argentina vão pedir homologação do Caminho dos Jesuítas ao Vaticano

7f748905-33b2-4c05-b352-db445de1bb12

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, e Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil

A Argentina solicitará, junto ao Papa, uma audiência que contará com a participação do ministro do turismo brasileiro e, também, do paraguaio, para pedir a homologação e reconhecimento, por parte do Vaticano, do Caminho dos Jesuítas, no Rio Grande do Sul, como roteiro religioso. A ideia é que o roteiro ajude a impulsionar a retomada do turismo na região.

A decisão ficou acertada em reunião entre o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, para tratar do fortalecimento da atividade turística no Mercosul e melhoria do fluxo turístico entre os dois países.

O roteiro é composto por 26 municípios do Rio Grande do Sul e engloba as ruínas de São Miguel das Missões, que foram declaradas em 1983 como sítios do Patrimônio Mundial Cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).

“Pedi que o embaixador solicite essa audiência porque essa ação tem como objetivo fortalecer o roteiro como produto único entre os países que fazem parte do Caminho dos Jesuítas. Acredito que o avanço da vacinação, juntamente com a adoção de um protocolo único de biossegurança, garantirá a retomada completa das atividades turísticas muito antes do previsto”, afirmou o ministro Gilson Machado.

Durante a audiência o ministro discutiu, ainda, a isenção da tributação de 30% cobrada pelo governo argentino sobre os cidadãos que desejam visitar outros países. Para o ministro, a medida é prejudicial para o turismo na região. “Junto com o ministro Paulo Guedes, temos estudado a adoção da reciprocidade caso o governo argentino insista nessa medida”, comentou.

Receba nossas newsletters