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Política

Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo encerra inscrições no dia 2 de setembro

mtur

Os projetos podem ter relação com qualquer ponto do segmento turístico, como visitantes, empresas, setor público e comunidades

Com projetos de startups capazes de contemplar tanto necessidades de curto prazo do setor no contexto pós-pandemia quanto aprimoramentos gerais no ramo do turismo, o 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, ação inédita do Ministério do Turismo com a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT), encerra suas inscrições no próximo dia 2 de setembro.

Os 10 mais bem colocados se classificam para a semifinal da 3ª edição da competição global de startups da OMT, além de disputar duas viagens à Espanha, onde participam de um treinamento e acompanham a Fitur. Eles também concorrem a três ajudas de custo, no valor de R$ 5.000, para a implementação de soluções propostas na categoria Desafio SP, uma premiação  oferecida em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Fundação Instituto de Administração (FIA).

Os projetos podem ter relação com qualquer ponto do segmento turístico, como visitantes, empresas, setor público e comunidades. Até o momento, as Unidades da Federação líderes em inscrições – que já passam de 500 no total – são: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal, Ceará, Goiás, Paraíba e Maranhão.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reforça o convite à participação de brasileiros na seleção. “Neste momento de dificuldades com a pandemia, vamos unir forças no sentido de utilizar a transformação digital em prol da retomada do turismo, com a consequente geração de emprego e renda. É importante lembrar que este Desafio representa apenas o início de um grande trabalho voltado à inovação no turismo nacional”, ressalta.

A competição faz parte de uma parceria entre o MTur e o Wakalua para o desenvolvimento de uma estratégia nacional de inovação em turismo, que também prevê a implantação de um hub da entidade no Brasil. Um mapeamento realizado a partir da colaboração com o Wakalua revelou a existência de 101 startups de turismo no Brasil, que respondem por 2.950 empregos e um investimento total de US$ 278 milhões.

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