Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Distrito Federal aposta em Turismo Cívico e celebra avanços em 2019

Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal

Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal

SÃO PAULO – Todo primeiro domingo do mês acontece, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a tradicional cerimônia de troca da bandeira. Desde o início do ano, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) vem trabalhando para tornar este evento um produto turístico. A primeira estratégia foi envolver os alunos de escolas públicas de Brasília e formatar um roteiro integrado para atrair mais visitantes.

De acordo com Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal, que participa da Abav Expo 2019, foi desenvolvida uma rota que inclui Turismo Cívico, Pedagógico, visita a Restaurantes e ao Lago. O programa está sendo operado pela agência local Voetur e passa agora a ser oferecido a escolas do Brasil inteiro.

“Já temos o apoio de hotéis e companhias aéreas. Estamos trabalhando na ressignificação desta cerimônia tendo como paralelo outras que acontecem pelo mundo, como em Londres e Berlim”, disse Mendonça.

Avanços no turismo em 2019

Nestes nove meses, a secretária comemora uma série de avanços para o Turismo da capital, como a assinatura do acordo de stopover com a TAP; o lançamento de quatro voos internacionais (Cancún, Assunção, Lima e Santiago); a reabertura e revitalização de três centros de Atendimento ao Turista; implementação do programa Arte no CAT, com apresentações culturais; ativação em 24 eventos realizados no DF, sendo que os eventos técnicos e científicos impactaram em R$ 22 milhões na economia local; participação em feiras como a BTL Lisboa e WTM-LA; inclusão de Brasília em uma das 30 rotas criadas pelo Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae para o programa Investe Turismo; e ativação promocional em 24 eventos de Brasília com estimativa de 450 mil pessoas atingidas.

Voos internacionais

O número de passageiros internacionais em Brasília cresceu 41% entre janeiro e agosto desse ano, conforme números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apenas nos oito primeiros meses de 2019, 217,9 mil passageiros provenientes de voos internacionais utilizaram o Aeroporto Juscelino Kubitschek, contra os 154,2 mil registrados no mesmo período de 2018.

O dado posiciona a capital federal no segundo lugar do ranking de terminais com  os melhores desempenhos quanto a chegadas do exterior. Fortaleza, que lidera a relação, apresentou um crescimento de 74%, passando de 104,3 mil viajantes, em 2018, para 181,5 mil neste ano. Já Salvador ficou em terceiro: subiu de 148,5 mil para 156,1 mil (+ 5,2%).

“Com a chegada dos três novos voos de Santiago, Lima e Assunção, Brasília receberá mais passageiros. E a nossa expectativa é que até dezembro sejam anunciadas novas rotas”, disse Vanessa Mendonça .

A cobertura do M&E na Abav Expo tem o apoio da Shift Mobilidade Corporativa

Receba nossas newsletters