Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Embratur está em Pernambuco para avaliar pontos atingidos pelo óleo

Porto de Galinhas realizará sua capacitação valorizando o lúdico, levando o público a mergulhar e sentir um pouco de tudo o que o balneário pode oferecer

De acordo com Embratur, o governo federal está tomando todas providências para contenção de vazamento de óleo no Nordeste

O Instituto Brasileiro de Turismo compõe à comitiva que está em Pernambuco para avaliar pontos atingidos pelo óleo de origem ainda desconhecida. Ao lado do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o diretor de Gestão Interna e presidente substituto da Embratur, Carlos Alberto Gomes de Brito, está em Porto de Galinhas para visitar os principais pontos afetados pelo desastre ambiental.

Ele representa o presidente Gilson Machado Neto na visita técnica, que segue em missão na Ásia junto com o presidente Jair Bolsonaro. Ambos seguem de lá monitorando e acompanhando a ação. Gilson garante que o governo brasileiro está empenhado na investigação dessa tragédia que acomete o litoral nordestino. De acordo com ele, as forças armadas estão agindo diuturnamente para amenizar os efeitos do óleo derramado.

“Mais de 70% da população do Nordeste mora até 100km do litoral. Nossas praias são um dos nossos maiores patrimônios como nação vocacionada ao turismo ecológico. Temos a segunda maior barreira de corais do mundo nessa região. Não vamos relaxar na limpeza do litoral, especialmente nas áreas turísticas e de maior densidade da população. Quero agradecer a todos que voluntariamente estão empenhados nesse mutirão de limpeza, setores públicos e privados e a população em geral. Nosso Brasil é um só. Juntos superaremos esse desafio”, afirma.

De acordo com Carlos Alberto, o governo federal está tomando todas providências para contenção de vazamento de óleo no Nordeste. “O presidente Jair Bolsonaro está empenhado em investigar as causas e os responsáveis pelas manchas de óleo que atingiram o litoral do Nordeste nas últimas semanas. Juntamente com os órgãos responsáveis pela fiscalização, limpeza e investigação, há um trabalho honroso das populações locais. Esperamos que, com um trabalho integrado, iremos conter esse desastre e o turismo brasileiro não será prejudicado”.

Desde o dia 2 de setembro, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação trabalha ininterruptamente para conter os danos ocasionados pelo derramamento de óleo no litoral da região. A equipe da Embratur ainda  recebeu nesta quarta-feira (23) representantes do trade de Ipojuca, município onde se encontra Porto de Galinhas, região que recebe a comitiva do governo federal.

“Garantimos que o trabalho para a retirada do óleo das praias está sendo feito e fluindo muito bem. Desde o princípio, o governo federal está empenhado em acompanhar, monitorar, localizar e retirar as manchas de óleo do litoral nordestino. Para isso, tem-se utilizado sistemas de identificação por satélites nacionais e estrangeiros, além de embarcações, sobrevoos diários de helicópteros do Ibama, da Força Aérea, da Marinha, juntamente com aviões radar”, finalizou Carlos Alberto.

 

 

Receba nossas newsletters