
Breno Mesquita e Cláudio Júnior, da BBC Eventos, com Peter Mangabeira, da Abav-MG na MTM 2025 (Ana Azevedo/M&E)
BELO HORIZONTE – A segunda edição da Minas Travel Market (MTM) encerrou nesta sexta-feira (25), no Minascentro, em Belo Horizonte, com a presença de 3.195 profissionais do turismo e projeção de crescimento para 2026. O evento, organizado pela BBC Eventos e pela Abav-MG, superou a meta de público e deve avaliar, nos próximos meses, se mantém o mesmo centro de convenções ou migra para um espaço maior na capital mineira.
“A nossa expectativa era de 3 mil. No ano passado foram 2.500, então o avanço foi significativo”, disse Cláudio Júnior, CEO da BBC Eventos. Segundo ele, o número de caravanas superou o planejado, e, pela primeira vez, houve investimento direto da organização na compra de passagens aéreas para parte dos agentes, além do transporte terrestre e hospedagem.
A feira também contou com aumento na participação de empresas internacionais e maior presença de operadoras, o que, de acordo com o CEO Breno Mesquita, impactou diretamente o fluxo de profissionais nos dois dias de evento. “A geração de negócios é prioridade e o movimento foi constante. Superamos a meta já no primeiro dia”, afirmou.
“A geração de negócios é prioridade e o movimento foi constante. Superamos a meta já no primeiro dia”
Ainda sem data definida para a próxima edição, os organizadores preveem crescimento de até 20% no público em 2026, o que representa cerca de 3.500 a 3.600 profissionais. O formato e o conteúdo das capacitações também devem ser ampliados. “Vamos trazer temas como inteligência artificial, questões jurídicas no turismo e manter a diversidade de destinos. A procura pelas salas foi acima do esperado”, disse Mesquita.
A possibilidade de mudança de local é avaliada, mas a feira seguirá em Belo Horizonte. “Estamos analisando se ficamos no Minascentro ou vamos para outro espaço, mas a MTM continua na capital mineira”, reforçou Cláudio Júnior.
“Estamos analisando se ficamos no Minascentro ou vamos para outro espaço, mas a MTM continua na capital mineira”
Peter Mangabeira, presidente da Abav-MG, classificou o evento como “um marco para Minas Gerais”. Segundo ele, a confiança do trade e do poder público foi consolidada nesta edição. “A feira surpreendeu e agradou. O Estado entendeu o potencial do evento e já começamos, inclusive, a oferecer roteiros turísticos para as caravanas, como visitas a Ouro Preto. A tendência é só melhorar”, afirmou.
A MTM é uma das principais apostas do setor turístico mineiro para promover negócios e capacitação. A próxima edição deve ser anunciada nos próximos meses, após definição do local e da data.
Perse
Durante a entrevista, Cláudio Júnior apontou a importância do Perse e os efeitos negativos do seu fim, que se deu em março de 2025, com anúncio da Receita Federal, após o programa atingir o limite de R$ 15 bilhões em renúncia fiscal estabelecido pela Lei nº 14.859/2024.
“A realização de eventos, ao perder o Perse, torna-se muito oneroso. É muito pesado para a gente a carga de impostos e o Perse estava ajudando”
“O impacto da feira mexe com toda a cadeia do turismo. A realização de eventos, ao perder o Perse, torna-se muito oneroso. É muito pesado para a gente a carga de impostos. E o Perse estava ajudando até o mês passado. A partir de abril, a gente já não tem mais um Perse”, disse.
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O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado em 2021 pela Lei nº 14.148, visava apoiar empresas do setor de eventos afetadas pela pandemia de Covid-19, oferecendo isenção de tributos federais como PIS, Cofins, CSLL e IRPJ por até 60 meses.
A extinção do Perse levanta debates sobre a necessidade de políticas públicas que sustentem a recuperação do setor de eventos no cenário pós-pandemia.