Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

MS promove destino na Europa e anuncia número recorde no turismo

Bruno Wendling, presidente do Fundtur-MS

Bruno Wendling, presidente do Fundtur-MS

LONDRES – O Estado do Mato Grosso do Sul tem muito o que comemorar quando o assunto é turismo. É isso que garante o diretor-presidente da Fundação de Turismo (Fundtur-MS), Bruno Wendling, que participa da WTM 2022, em Londres.

Segundo ele, a cidade de Bonito deve fechar 2022 batendo um recorde dos últimos dez anos no que tange à captação de turistas. Até o final do ano, o destino deve ultrapassar em cerca de 25% os números relativos ao ano de 2019, período antes da pandemia de coronavírus, e pode chegar próximo aos 250 mil visitantes no ano.

“Temos registrado altas taxas na nossa hotelaria e isso não é uma exclusividade apenas de Bonito. A novela que acabou recentemente também impulsionou muito as buscas pelo Pantanal e temos ainda mais de 90% de ocupação em Corumbá devido à temporada de pesca esportiva”, revela Wendling.

Durante o Festuris, na última semana, o MS lançou a Rota Gastronômica Pantaneira, que é um novo produto de experiência desenvolvido em parceria com o Sebrae MS. Os chefs Paulo Machado e Moacir Sobral desenvolveram um prato para cada uma das pousadas pantaneiras participantes para que o turista possa vivenciar a gastronomia pantaneira, além da experiência da cultura e do dia-a-dia da fazenda.

E para 2023, um novo produto deve ganhar destaque. Bruno antecipou que os Cruzeiros de Ecoturismo pelo Pantanal são a nova aposta para atrair mais turistas. “Acredito que esse será um de nossos focos de trabalho para o próximo ano. Trata-se de uma experiência incrível, que poderá ser vivenciada de novembro até janeiro. Um produto que ao longo dos últimos quatro anos veio de consolidando”, explica. O trajeto tem como origem a cidade de Corumbá e segue pela Serra do Amolar, e pode incluir experiência de base comunitária com comunidades ribeirinhas. A ideia, segundo ele, é reforçar a promoção do produto tanto em território nacional quanto internacional.

PROMOÇÃO INTERNACIONAL – Por falar em ações no exterior, a participação na WTM 2022 é apenas uma delas. Depois da feira o destino fará parte do roadshow da VBrata, com capacitações nas cidades de Manchester e Dublin. A presença na ITB, em Berlim, está dada como certa. “O mercado europeu adora o Pantanal. Ingleses, alemães, franceses e holandeses se destacam na procura pelo Mato Grosso do Sul. E o que estamos fazendo é apresentar todas as belezas que temos, incluindo Bonito”, salienta Bruno.

Apesar da representatividade, a América do Sul ainda lidera o ranking de emissores para o estado, principalmente Paraguai e Bolívia. “Antes da pandemia recebíamos entre 40 mil e 50 mil visitantes desses países. Depois aparecem Estados Unidos e Europa”, finaliza.

O M&E viaja com proteção GTA.

Receba nossas newsletters