Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Turismo Digital

1.5 bilhão de sonhos (para renovar)

(Foto: Shutterstock)

Enquanto escrevo este artigo, os números de casos do Covid-19 no Brasil e no mundo são atualizados. Um vírus parou o planeta, colocou a população em quarentena e puxou o freio da economia mundial.

Particularmente no turismo, vivemos uma crise sem precedentes. Tivemos outras crises fortes, como os ataques terroristas (em especial o de 11 de setembro) e percursos de ordem natural (vulcões, tsunami, incêndios, etc.), que causaram problemas à indústria de viagens.

Mas nada se compara à crise que vivemos agora. Hoje, enquanto acompanhamos as notícias, tentando nos proteger do contágio, ainda não conseguimos dimensionar o tamanho do impacto econômico, social e financeiro no turismo.

Diversos veículos de notícias publicam os números. A OMT estima perdas na casa de US$ 50 bilhões. Companhias aéreas demitindo funcionários e algo que pensávamos impossível, como fechamento de fronteiras, já é realidade na Comunidade Europeia e em diversos outros países.

A verdade é que ninguém consegue prever quando sairemos dessa crise. Muito menos como sairemos, o total de perdas, quais negócios sobreviverão e quais sucumbirão à essa paradeira.

Mas sabemos que a crise vai passar. E que vamos sobreviver a esse enorme desafio juntos. Somos o turismo. Somos 320 milhões de profissionais no mundo todo, trabalhando para construir e manter a indústria do sonho. Trabalhamos para realizar sonhos de 1,5 bilhão de pessoas no mundo, em 2019. Trabalhamos para desenvolver destinos, empresas, experiências e atividades. Trabalhamos para que milhares de profissionais no mundo todo possam realizar negócios, participar de reuniões, congressos, conferências etc.

Temos que enfrentar a crise. Primeiramente, cuidar das pessoas (clientes, funcionários, parceiros, fornecedores, familiares etc.). A seguir, cuidar dos processos (cancelamentos, reembolsos, remarcações, etc.). Como podemos dar nossa contribuição para a sociedade hoje?

E também temos que pensar no pós crise.Nesse momento, precisamos de pensamento inteligente, responsabilidade coletiva e ações em prol da sociedade.

É hora de pensar no sonho. No nosso sonho. Como vamos “reconstruir o turismo? Como vamos reestruturar nossos destinos pós Covid-19? Como vamos divulgá-los? Como vamos combater o medo dos turistas? Como vamos transmitir segurança?

Sei que é difícil pensar em incentivar viagens quando não podemos nem andar pela nossa cidade. Mas precisamos estar prontos e, acima de tudo,unidos. As melhores ideias e soluções virão do trabalho coletivo. Juntos vamos muito mais longe. Juntos superaremos esse grande desafio e continuaremos sonhando. E juntos voltaremos a proporcionar o sonho de bilhões de viajantes!

Vamos juntos!

Receba nossas newsletters