Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Desenvolvimento e Tributação na hotelaria são temas no Conotel 2015

Valeia Barros e Vanessa Cohen

Valeia Barros e Vanessa Cohen


O inicio dos trabalhos do segundo dia do Conotel 2015, contou com a participação da coordenadora Nacional de Projetos Turísticos do Sebrae que apresentou o case – Soluções Tecnológicas para Meios de Hospedagem de Pequeno Porte – sobre práticas sustentáveis e divulgação eficaz.

Na pauta, a definição de meio de hospedagem sustentável, como se tornar um empreendimento sustentável, como se comunicar com eficiência e como se tornar mais competitivo. A base dos trabalhos aconteceu nas Costas Verde e do Sol e na cidade do Rio de Janeiro. “Todo os trabalhos edificaram as necessidades de crescimento de receita e ocupação com base na comunicação com os públicos de interesse mídias do país”, afirmou a coordenadora de projetos Turísticos do Sebrae RJ, Vanessa Cohen.

Na questão dos tributos hoteleiros, o advogado Raul Haidar, destacou a necessissdade urgente de uma reforma tributária no país e a adequação de leis que desfavorecem o segmento da hotelaria como, por exemplo, a lei complementar 116/09 oi a Lei do ISS. “A lei abre exceções e lacunas que complicam na captação de tributos e facilitam a sonegação no setor”, disse.

Haidar ainda talvez a industria hoteleira seja a mais complexa ara a tributação.  “Neste contexto , a hotelaria em partes é serviço em outra é produto, por isso necessita de um enquadramento melhor junto ao ministério da Fazenda e a Receita Federal”, comentou.

Luciano Palumbo
Foto: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters