Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

​Palestras destacam oportunidades para hotéis e A&B

Empresários assistem à palestras durante Encontro FBHA

Empresários assistem à palestras durante Encontro FBHA


Distribuição de reservas, compras, suprimentos, gestão, controle de energia e participação na decisão política do segmentos de hotelaria e alimentação. Foram destas maneiras que as  palestras da 10ª edição do projeto “Encontro – Excelência na qualidade em serviços para os segmentos de hospedagem e gastronomia” realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem, ofereceram novas oportunidades de negócios aos associados da entidade.

Entre os destaques, a gestão da hotelaria apresentada pela presidente da Central do Hoteleiro em São Paulo, Cleide Andrade. “A Central do Hoteleiro otimiza custos e minimiza intermediários, além do controle e gerenciamento do hotel”, comentou. Já Samira Macedo, diretora da Preciatti, destacou a qualidade  e a importância de fornecedores e parceiros eficazes para a consolidação do negócio de alimentação.

Energia – A palestra “Eficiência Energética na Hotelaria”, realizada pelo consultor da FBHA, Ricardo Bezamat, explicou que há uma série de medidas que os hoteleiros podem tomar para economizar energia sem perder a qualidade nos serviços. “Racionar é diferente de racionalizar”, disse. “Podemos diminuir os desperdícios e pagar menos pelo que se compra, pois companhias impõem custos aos consumidores. Podemos ter um gasto menos sem mexer no conforto da utilização do serviço”, complementou. Bezamat disse ainda que o aumento da energia elétrica para 2015 terá acrescimento de 35%.

Outros assuntos em destaques foram os diferenciais da assessoria comercial para a hotelaria, ministrada por Karyn Cápua, e a produção legislativa para o segmento de hotelaria e alimentação, sob responsabilidade de Ricardo Rielo. “Os pontos que mais chamam a atenção dos hoteleiros são sobre questões legislativas e projetos de Lei acompanhados pela FBHA. Hoje temos um panorama do processo legislativo para os setores de hospedagem e alimentação do país”, disse o advogado.

Rielo destacou projetos de Lei que envolvem gorjeta, utilização de calçadas, férias, relações do trabalho, e Ecade. “Cerca de 3 mil projetos de lei foram propostos em 2013, e somente 150 deles foram efetivamente criados”, disse. Ele ressaltou ainda questões sobre multa sobre cancelamentos e outras propostas de normas relevantes para o segmento. O advogado ainda presentou inúmeros PLs de 2014 que tramitam no Congresso nacional.

Luciano Palumbo
Foto: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters