
LISBOA – O Brasil desembarcou em Lisboa com uma agenda intensa de promoção turística durante a BTL 2026. Como Destino Internacional Convidado, o país marca presença com um estande de 24 estados, destacando experiências culturais, naturais e urbanas, além de atrações imersivas em realidade virtual.
O espaço brasileiro, montado pela Embratur, inclui ativações culturais, experiências gastronômicas e um ambiente de negócios para o trade internacional. Entre os destaques, visitantes podem conhecer virtualmente a Amazônia, o Pantanal, os Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha, além de explorar roteiros urbanos e experiências culturais de cidades como Salvador e São Paulo.
Galeria Visit Brasil
Paralelamente à BTL, a capital portuguesa recebe a Galeria Visit Brasil – Edição Oceano, com a exposição “Linha do Mar”. A mostra apresenta 17 guarda-sóis bordados à mão por artesãos brasileiros, representando cada estado litorâneo. Segundo a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Fernanda Norat, que representou o ministro Gustavo Feliciano, a iniciativa é “uma ferramenta potente para promover nossos destinos por meio de experiências sensoriais que tocam o coração do viajante”.
Showcase Piauí
Norat também participou do Showcase Piauí, realizado em parceria com o Sebrae-PI e o governo estadual, com a presença de operadores turísticos, agentes de viagens, companhias aéreas e imprensa especializada. O objetivo do evento foi reforçar o potencial turístico do estado no mercado europeu. “O Piauí é um portal de entrada para uma experiência integrada no Nordeste brasileiro”, destacou a secretária-executiva.
Agenda brasileira em Lisboa
Além da feira e das exposições culturais, a agenda brasileira em Lisboa inclui encontros com representantes da Embaixada do Brasil, a assinatura de acordo entre o Governo da Paraíba e a rede hoteleira Vila Galé para implantação de hotel em João Pessoa, e a participação em lançamentos de novos voos da TAP entre Portugal e o Brasil.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade e proteção GTA.







