Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Carnaval carioca bate recorde em número de turistas

.

.

 
O balanço final do Carnaval 2010 do Rio de Janeiro revelou que o número de turistas na cidade chegou a 800 mil; número bem maior do que os 730 mil esperados. “Posso dizer com certeza que tivemos o melhor e o maior Carnaval do Brasil”; comemorou o secretário de Turismo da cidade; Antônio Pedro Figueira de Mello.
 
A RioTur contabilizou este ano 3;5 milhões de pessoas nos desfiles dos blocos de rua; mais de 180 mil pessoas na Marquês de Sapucaí; nos dias 13; 14 e 15 de fevereiro; e 100 mil pessoas em nove dias de show no Terreirão do Samba. Outros números expressivos da cidade foi a ocupação hoteleira; que chegou a 94% durante o período de Carnaval; e a movimentação financeira na cidade; que foi de US$ 528 milhões.
 
Para o secretário; o Carnaval deste ano foi marcado pela organização e atenção dada pela Prefeitura aos blocos de rua; uma ação inédita na cidade. “Estamos começando a organizar também o Carnaval de rua; que atrai muitos foliões ao Rio de Janeiro. Com certeza este ano foi visível a melhora que tivemos nos desfiles nos bairros. O número de incidentes com turistas registrados na DEAT; por exemlo; caiu 26% este ano”; declarou Antônio Pedro. “Os próprios blocos afirmaram que o número de participantes superou as expectativas em 23%. Isso reflete a preocupação da Prefeitura em dar mais estrutura aos foliões de rua”.
 
Pesquisa – A RioTur realizou também uma pesquisa em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing sobre a opinião dos turistas sobre o Carnaval do Rio. De acordo com os dados coletados; dos 1049 entrevistados no Sambódromo; 93% dos estrangeiros e 98% dos brasileiros demonstraram interesse de retornar ao Rio futuramente.
 
Também no Sambódromo; 99% dos entrevistados afirmaram que suas expectativas para o Carnaval haviam sido superadas; enquanto 96% dos estrangeiros e 98% dos brasileiros recomendariam o Rio para amigos.
 
No Terreirão do Samba os números são semelhantes. Dos 205 entrevistados; 95% aprovam a idéia da Prefeitura de manter uma estrutura fixa no Terreirão funcionando durante todo o ano. A pesquisa também mostra que 92% querem voltar à cidade posteriormente e que 99% recomendam a visita para os amigos.
 
2011 – Pensando já no Carnaval do ano que vem; o secretário afirmou que irá haver um remanejamento dos blocos de rua para evitar a sobrecarga em alguns bairros; como aconteceu este ano. “Mudaremos alguns roteiros dos blocos e já decidimos que os bairros do Leblon; Ipanema; Laranjeiras; Santa Teresa e Gávea não terão mais blocos novos”. Segundo Antonio Pedro; foi feito um estudo do impacto dos blocos nos bairros e a medida é para que moradores e comerciantes não se sintam lesados com a passagem dos desfiles. A inscrição dos blocos vai de hoje (22/02) até o dia 1º de setembro.
 
Outras medidas são a melhoria da infraestrutura do entorno do Sambódromo; ações para atrair mais público ao desfile das Escolas de Acesso; aumentar a presença de divulgação na internet e o número de jornalistas estrangeiros na cobertura do evento. “Nosso site rioguiaoficial.com teve 360 mil acessos no Carnaval. Além disso; fizemos um presstrip com 16 jornalistas estrangeiros; e tivemos a presença de 65 órgãos de imprensa internacionais este ano”; enumera. “Queremos também manter a campanha de conscientização do folião sobre preservação da cidade; especialmente incentivando o uso dos banheiros químicos”.

Antonio Pedro

Receba nossas newsletters