Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

China vai liderar o crescimento da indústria de viagens nesta década

.

.

Em novembro de 2009; o Conselho de Estado da China aprovou novas “Diretrizes para Acelerar o Desenvolvimento da Indústria do Turismo”; destinadas a incentivar o desenvolvimento do turismo e tornar o segmento um pilar estratégico da economia nacional. Este foi um passo extremamente importante – não só para o desenvolvimento do turismo na República Popular da China; mas também para a indústria global de viagens como um todo; já que a China deve liderar o crescimento do setor na próxima década.

De acordo com as diretrizes; mais esforço será feito para melhorar a infraestrutura turística e melhorar a formação de profissionais. O governo também vai encorajar o investimento no setor pelas empresas privadas; contribuindo para um ambiente de investimento mais amigável. Essa é a primeira vez que o governo da China admite o turismo como pilar estratégico da economia nacional. A aprovação dessas orientações também acrescenta peso à decisão do WTTC de realizar a 10ª Conferência Global de Turismo & Viagens na China; de terça a quinta-feira (25 a 27 de maio).

Embora os últimos dois anos tenham sido decepcionantes; com declínios tanto no movimento de passageiros em voos internacionais como no PIB de Viagens & Turismo em 2008 e 2009; já existem sinais claros de uma recuperação no turismo receptivo da China. E o turismo doméstico tem se fortalecido nos últimos anos; contabilizando cerca de 1;9 bilhão de viagens em 2009 (+11%) e CNY 1 trilhão (+15%) em gastos. A demanda emissiva de viagens também aumentou cerca de 5% em 2009; de 41;3 milhões de pessoas em 2008 para 45;4 milhões.

Enquanto a China oferece políticas mais favoráveis à indústria; a Academia de Turismo da China diz que as receitas totais do turismo da China deverão crescer 13% em 2010; atingindo US$ 205 bilhões. A previsão é que os turistas chineses façam 2;1 bilhões de viagens domésticas este ano (aumento de 12%); o que gera um aumento de 14% na receita anual ou US$ 161 bilhões. Em 2009; foram contabilizadas 1;9 bilhão de viagens dentro do país.

As atuais projeções feitas pela Academia do Turismo da China apontam que 50 milhões de chineses vão viajar para fora do país este ano. Em 2009; foram 45;4 milhões. A China; que atraiu 28;6 milhões de estrangeiros em 2009; deverá receber 31 milhões em 2010.

Pequim; capital da China; foi a cidade que apresentou melhor performance em termos de turismo em 2009; quando atraiu 125;2 milhões de visitantes nos primeiros nove meses do ano (+ 20%); gerando uma receita total de CNY 186;2 bilhões (+ 16;5%). Os visitantes estrangeiros totalizaram 4;1 milhões (+ 7%) e a receita cambial; CNY 4;46 bilhões (nível inalterado em relação a 2008).

Turismo no Summer Palace, um dos principais cartões-postais de Pequim

Receba nossas newsletters