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Consultor destaca dicas para inovar no Turismo; confira

José Hamilton Sampaio, consultor de Marketing para Turismo

José Hamilton Sampaio, consultor de Marketing para Turismo


Em sua palestra “Turismo, fronteiras estratégicas e técnicas para criar vantagens e gerar resultados efetivos”, José Hamilton Sampaio, consultor de marketing de produtos em turismo, ressaltou boas práticas para promover um destino. Segundo ele, é preciso focar nos serviços, segurança e atrativo. “O turismo é feito em cinco pilares: acessibilidade, atratividade, operacionalidade, inteligência de mercado e marketing efetivo”, destacou o consultor, que explica que é importante que seja fácil para o visitante chegar ao local e que a experiência seja boa e memorável. “Quando o turista se apaixona e está motivado, ele volta e quer vir outras várias vezes, com amigos, família”, explica.

O serviço é outro quesito que não deve ser destacado. “Não adianta ter um destino lindo se o serviço é péssimo e faz com que o visitante saia com uma má impressão do lugar”, destaca. Em relação ao mercado. Sampaio pontua a importância de apostar no turismo doméstico e regional. “É preciso trabalhar novos voos internos. O melhor turista não é o que fala embolado, é o que está mais próximo e quer gastar no destino. Esse é o turista que retorna diversas vezes e dá uma renda muito mais alta a longo prazo que o turista internacional que vem vez ou outra”, enfatiza. “Segundo a Organização Mundial do Turismo o turista gasta até 6 horas de viagens na maioria de suas viagens. Para ir além de seis horas é necessário um convencimento muito maior. Quanto mais perto for do seu destino, mais fácil é captar esse turista”, complementa. Segundo dados da Bahiatursa, o maior emissor de turismo para o estado da Bahia, é a própria Bahia. “Quanto maior for a distância, maior serão as barreiras
para que o turista repita a experiência”, destaca.

Co-marketing é caminho – Parceiros com interesses coincidentes devem unir suas marcas afim de promovê-las em conjunto, essa é a dica do executivo para baratear o financiamento e aumentar as vendas. “Assim você trabalha o destino de forma integrada e oferece um produto mais completo”, finaliza o executivo.

Samantha Chuva, de Porto Seguro

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