Como acontece em todas as feiras internacionais, a Embratur reuniu os cooperados brasileiros em uma reunião no dia que antecede a BTL. Na ocasião, os executivos da Embratur apresentaram a estrutura do stande e como funcionará a rodada de negócios exclusiva para o mercado brasileiro. Para Katia Bitencourt, chefe de gabinete, Portugal é o principal hub dos brasileiros na Europa e as oportunidades com a rodada são grandes para ampliar os negócios entre os países.
Até o momento, a rodada de negócios já conta com 2 mil reuniões agendadas. “Mas ainda há oportunidade de novos agendamentos ao longo da feira”, disse. No total, o stande da Embratur nesta edição da BTL possui 37 coexpositores: 12 institucionais, 12 operadoras, oito meios de hospedagem, uma companhia aérea (TAP) e quatro outros negócios. Além disso, dois totens promovem os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Brasil em 2016. Já para o público final será feito um game show.
Portugal é o 11º país dentre os 20 mercados prioritários da Embratur, sendo o 6º maior emissor da Europa. Em 2013, o Brasil recebeu 170 mil turistas portugueses. Porém, ao longo dos últimos anos esse volume tem decrescido. A expectativa é que em 2015 com os voos da TAP e a imagem positiva do país na Copa os números possam voltar a crescer.
Lisia Minelli, de Lisboa