Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

MITT: Feira da Rússia quer conquistar o Brasil

Maria Badakh, chefe de Vendas da Divisão de Travel da MITT

Maria Badakh, chefe de Vendas da Divisão de Travel da MITT


A Rússia sedia entre os dias 21 e 24 de março, no Expocentro, a Moscow International Travel and Tourism (MITT 2012). Durante os três dias, mais de três mil empresas e 189 destinos participam do evento. Media partner da feira, o MERCADO & EVENTOS fará a cobertura completa, com fotos, matérias e entrevistas de autoridades. Em 2011, o evento registrou um comparecimento de 79.930, 73% dos quais eram profissionais do trade de viagens.

“Realizamos a feira por 19 anos, e ela sempre foi a principal exposição de viagens da Rússia. A popularidade do evento cresceu juntamente com o desenvolvimento do mercado. A maioria dos órgãos de turismo internacionais agora tem escritórios de representação em Moscou e há voos diretos para muitos países no mundo”, revela a chefe de Vendas da Divisão de Travel, Maria Badakh.

No último evento, o Brasil não esteve presente como um país, mas ainda sim alguns operadores turísticos tiveram estandes individuais. “Fui ao Brasil pessoalmente e acho que é um belo país, com muito para oferecer aos turistas russos. Estamos, obviamente, esperando que a Embratur organize uma participação conjunta na MITT em 2013”, afirma Maria. Em 2012, a Embratur já anunciou a decisão de não participar da MITT. Na verdade, a entidade cortou de 46 para 23 o número de feiras internacionais que terá a presença do Brasil.

“Foi muito decepcionante descobrir que a Embratur não participará do MITT no próximo ano. Como já falamos com eles por alguns anos, eu estava esperando que eles finalmente participassem em 2012. Sua participação é fundamental como o primeiro passo para levar turistas russos para o Brasil e criar consciência sobre o destino, educando os agentes de viagens a vendê-lo. O Brasil não é muito conhecido na Rússia e posso imaginar que vai demorar alguns anos para o Brasil ocupar o seu nicho no mercado. O México é um bom exemplo, com suas atividades promocionais, voos charteres e regulamentos para facilitar o visto, conseguiram alcançar uma boa posição em nosso mercado”, avalia.

Ela lembra que os turistas russos são conhecidos pelos seus gastos elevados e por viajar por todo o mundo, reservando acomodações luxuosas e permanecendo nos países mais do que a média. Outro fator que pode contribuir para o aumento de fluxo de turistas entre Brasil e Rússia são as ligações aéreas. A Tap tem muitos voos do Brasil para Lisboa e de lá para Moscou, por exemplo. “Além disso, eu já ouvi planos de companhias interessadas em lançar voos diretos de Moscou para o Rio de Janeiro, em breve”, revela Maria.

Os três primeiros dias da MITT são dedicados exclusivamente aos profissionais da área de turismo. Já o último dia é aberto ao público final. O turismo emissivo da Rússia aumentou 14% em 2010. Os dados mostram que mais russos começam a explorar destinos em todo o mundo, o que deve gerar outro crescimento em 2011. Portanto, de acordo com a organização da MITT, participar da feira é um método eficiente para destinos globais promoverem seus países e construírem a consciência entre o trade turístico local e os consumidores.

O sucesso contínuo do evento ao longo dos últimos anos reflete a crescente demanda por viagens ao exterior. Para muitos destinos internacionais, a Rússia representa um enorme mercado potencial a ser explorado e uma vasta população-alvo, ávida para descobrir novos destinos para o turismo. Entre os destinos que os russos visitaram a partir de abril a setembro de 2011, em comparação com o mesmo período em 2010, a Tailândia teve um enorme crescimento, chegando a 109%. Chipre relatou um aumento de 54%, Grécia 50%, Itália 36%, Montenegro e Croácia 35% e 33% respectivamente. As viagens de negócios também aumentaram 14% em 2010.

Em 2011 a feira teve a presença de 14 novos destinos. Entre as novidades para 2012, a presença inédita de destinos como a República de Palau, Guam e a região italiana Friuil- Veneza Giulia. Também são esperados novos expositores da América do Sul e da Ásia. O setor de luxo na MITT também tem aumentado, com muitos hotéis de luxo e prestadores de serviços expressando seu interesse em participar da MITT, visto que os turistas russos superaram os europeus em muitos resorts de luxo.

Receba nossas newsletters