Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Museu Imperial lança primeiro Caderno Técnico

A preservação de um objeto histórico depende do uso de técnicas específicas e de formação qualificada. Em comemoração aos 70 anos de criação do Museu Imperial; parte desta técnica de restauração será disponibilizada para que possa ser usada como referência em museus de todo o país. No próximo dia 29; será lançado o “Caderno Técnico de Conservação nº 1 – Coleção de Chapéus”; elaborado pela técnica do laboratório de conservação e restauração da instituição; Eliane Marchesini Zanatta. 
 
O Museu Imperial possui uma coleção com 25 chapéus; que pertenceram a d. João VI; d. Pedro II; militares e magistrados do Império brasileiro. Foram escolhidos 15 chapéus para compor o Caderno de Conservação. Segundo Eliane Zanatta; os chapéus escolhidos são os mais difíceis; mais instigantes e os que exigem um olhar diferenciado do restaurador para a execução de um bom trabalho de conservação.

O objetivo do lançamento do Caderno é mostrar todo o passo a passo do trabalho realizado na conservação e restauração desses chapéus. Com uma linguagem acessível; os leitores poderão conferir toda a metodologia de trabalho; os fundamentos teóricos e as formas de conservação de um objeto histórico.

“Restaurar e conservar é uma profissão; não apenas habilidade. É preciso ter uma formação em história ou química para trabalhar na área. Nosso intuito é divulgar esse trabalho para que as pessoas se interessem e busquem se especializar em conservação”; afirma Eliane Zanatta.

O lançamento do “Caderno de Conservação – Coleção Chapéus” será no dia 29 de março; juntamente com a programação especialmente preparada para comemorar os 70 anos de criação do Museu Imperial.

Receba nossas newsletters