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Feiras e Eventos

Passaporte Pará tem seu primeiro comprador

​Como resultado da 6ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012), a Martinica, ilha localizada no Caribe, é o primeiro país comprador do “Passaporte Pará”, programa criado para incentivar o Turismo interno, e apresentado a operadores de turismo, agências de viagens, hotéis, companhias aéreas e outros segmentos do setor. A notícia foi dada aos dirigentes da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur) durante uma reunião com a delegação de empresários e o governo da Martinica, na noite do último sábado, dia 23, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, onde acontece a feira.


“Queremos conhecer sua oferta hoteleira e partilhar o fluxo regional. A oferta turística parece ser complementar, porque o Pará tem produtos culturais e de natureza, e a Martinica oferece praias”, afirmou Patrice Bensalem, diretor de uma empresa de Turismo na Martinica, e vice-presidente do Clube de Hotéis e Organizações da Martinica. “Temos a intenção de identificar sinergia entre os dois roteiros”, acrescentou. A primeira emissão de grupos será de associações de empregados de empresas diversas, um total de 500 por ano, possivelmente a partir de novembro deste ano.

Durante a reunião, que teve a participação de técnicos da Paratur, Setur, Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo, informou que já existe um diálogo entre os governos dos dois países, iniciado entre o governador Simão Jatene, em 2006, a Paratur e governantes da Martinica.

O programa Passaporte Pará é uma iniciativa da Setur e Paratur, com apoio na execução da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e da RDC Férias. “O programa facilitará viagens dentro do Pará, visando fortalecer o Turismo interno, principalmente em período de baixa estação. O objetivo é adequar os serviços do trade turístico local para o desenvolvimento do turismo interno”, disse Shirley Kerber, da RDC.

O Passaporte Pará conta com a parceria de instituições bancárias, que entram com facilidades de crédito para financiar tanto investimentos da iniciativa privada, que oferece produtos e serviços turísticos, quanto dos turistas que desejam comprar os pacotes a preços mais acessíveis e parcelados.

“No Passaporte Pará, o Banco da Amazônia vai trabalhar no desenvolvimento do Turismo na Região Amazônica. A participação do Banco no programa é o que ele já faz hoje, de uma forma mais estruturada e em parceria com outras instituições e o governo”, explicou Márcia Mithie da Costa, gerente Executiva do Banco da Amazônia. Segundo ela, hoje o banco aplica mais de R$ 7 bilhões no Estado. “Em 2011, foram aplicados mais de R$ 100 milhões no Turismo. O banco propõe a melhoria da estrutura dos empreendimentos hoteleiros, possibilitando recursos de financiamentos baratos e de prazo, dando aos empreendimentos estrutura para a mobilização do turista na região”, informou.

Filipe Cerolim

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