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Destinos / Feiras e Eventos

Pernambuco colhe frutos de interiorização, do turismo terrestre e das políticas de retomada

Antonio Baptista, da Empetur, e Eduardo Tiburtius, do Porto de Galinhas CVB

Antonio Baptista, da Empetur, e Eduardo Tiburtius, do Porto de Galinhas CVB

OLINDA – Porto de Galinhas e o estado de Pernambuco como um todo tomaram uma decisão acertada ainda na época da pandemia, para sair na frente neste momento de retomada: definir ações, unir o trade e capacitar os agentes de viagens sobre os protocolos adotados e sobre como o destino estaria pronto para sua reabertura. Com um recorde de capacitações de agentes e ocupação alta desde o momento de reabertura dos hotéis, Porto de Galinhas, por exemplo, está “muito bem, obrigado”.

“De um lado, investimos nas operadoras que não tinham nada para vender de internacional durante a pandemia e passaram a apostar nos destinos nacionais, como FRT, Orinter e BWT. As vendas explodiram, muito por conta também do novo hub da Azul no Recife. De outro, as operadoras que sempre venderam nosso destino e que também se aproveitaram desta retomada. Este bom momento faz com que a gente feche o ano com 92% do volume de turistas do pré-pandemia”, disse Eduardo Tiburtius, presidente do Porto de Galinhas CVB.

De acordo com o presidente da Empetur, Antonio Baptista, Recife teve uma recuperação superior à Fortaleza e Salvador, que têm volumes tão grandes quanto a própria capital pernambucana. Isto tem a ver, segundo ele, com um trabalho conjunto de governo do estado e do município para investir em capacitações online e presencial, famtours e fampress por 26 cidades em quatro meses. “Tivemos várias ações conjuntas, inclusive com Porto de Galinhas e Recife, com cursos de capacitação para toda a cadeia produtiva do turismo”, disse.

Pernambuco como um todo se prepara para os eventos marcantes de Natal, Réveillon e Carnaval. “São datas que estaremos lotados. O que falta é a volta do publico internacional”.

Pernambuco como um todo se prepara para os eventos marcantes de Natal, Réveillon e Carnaval. “São datas que estaremos lotados. O que falta é o publico internacional. E a Abav Nacional foi espetacular neste sentido, com anúncio de três novos voos a partir de Recife para Montevidéu, no Uruguai, e Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, sem falar nos voos de Recife para Buenos Aires, já que os argentinos são nosso principal mercado internacional”, destacou Eduardo.

Antonio Baptista lembra ainda que o turismo terrestre foi fundamental para esta retomada, já que Pernambuco está muito próximo de Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, assim como o programa de interiorização. “Tivemos um grande fluxo de turistas para diversos destinos de Pernambuco, como Porto de Galinhas, Triunfo, Petrolina, entre outros com o programa ‘Bora Pernambucar'” disse ele, que também comentou sobre a tendência do turismo de lazer no Recife. “Sem perder o turismo de negócios, Recife durante a pandemia virou um destino de lazer. A gente via calças jeans nos cafés da manhã de hotel, mas agora estamos vendo shorts e roupas de banho”, completou.

O M&E viaja com parceria da GTA, FIT Transamerica Recife e Shift Mobilidade Corporativa.

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