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Feiras e Eventos

Reengenharia de mercado é destaque de painel do ESFE

Juan Pablo de Vera, da Reed Alcântara Machado

Juan Pablo de Vera, da Reed Alcântara Machado


Durante o segundo painel do ESFE o tema abordado foi Reengenharia de Mercado. O palestrando Juan Pablo de Vera, presidente da Reed Alcântara Machado, falou da importância em se reinventar para acompanhar as mudanças do setor de feiras e eventos – que em 2013 movimentou mais de 16,3 bilhões na economia de São Paulo, de acordo com pesquisa da Ubrafe e SindEventos.

Como exemplo dessa reengenharia ele citou a própria Reed, que ao longo dos anos se reinventou e hoje já possui 5% do mercado mundial de feiras, com mais de 500 realizações por ano. “E ainda temos espaço para crescer. Nos associando aos parceiros certos e tendo uma plataforma eficiente para oferecer os melhores serviços”, disse.

Segundo ele, o mercado hoje é mais complexo e exige superação de desafios. Para corroborar sua teoria ele citou a China, que investiu nas feiras e eventos como principal forma de desenvolver a economia do país. “O Brasil parece não enxergar esse potencial. O contexto das oportunidades é enorme no país. Como São Paulo, que possui um mercado consistente e forte, com o cenário propício para se promover como destino de eventos”, comentou.

Para De Vera, o Brasil possui uma diversidade muito grande de produtos e serviços de qualidade, além de uma economia ávida por novidades. “É preciso enxergar a realidade do país para ver as oportunidades”, descreveu. Além disso, ele citou os grandes eventos Copa e Olimpíadas que juntos deixarão um legado enorme de mão de obra qualificado “padrão FIFA” para os futuros eventos. “O grande desafio é entender o cliente e saber trabalhar o relacionamento com eles. Além de trabalhar junto com os governos e investidores privados para melhorar a infra”, finalizou.

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