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Feiras e Eventos

Sebrae 2014 aposta em legado para micro e pequenas empresas

Dival Schmidt, coordenador nacional do Sebrae 2014

Dival Schmidt, coordenador nacional do Sebrae 2014


O coordenador nacional do programa Sebrae 2014, Dival Schmidt, conversou com agentes sobre preparativos para a Copa de 2014, condições macro e microeconômicas, e estruturação das micro e pequenas empresas. A palestra entitulada “Copa do Mundo 2014 – Como ganhar esse campeonato de oportunidades” começou em tom descontraído. “Muitos estão preocupados se vamos ou não concluir os preparativos para a Copa. Acho que deveríamos estar mais preocupados com a preparação de nossa seleção”, brincou o coordenador, garantindo que o país estará pronto para receber o megaevento.

Schmidt lembrou que recentemente foi concluído o ciclo de encontros com empresários nas 12 cidades que sediarão os jogos em 2014. E destacou que o programa teve como base uma pesquisa que permitiu identificar quais os setores mais impactados pela competição, e o objetivo é orientar as empresas na adequação aos diversos requisitos que o Sebrae levantou.

Para ilustrar a proposta do programa, o palestrante citou o Infante D. Henrique de Avis, como exemplo de busca por conquistas, visão do futuro e abertura aos riscos. O segundo exemplo foi Steve Jobs, fundador da Apple, que é tido como herói americano. Schmidt disse “Ele foi alguém que sempre buscou descobrir algo novo, ampliar o conhecimento, sem deixar de assumir os riscos. É preciso não ter medo de morder a maçã”.

Ele destacou que “Ninguém deve produzir nada para a Copa. A ideia é estruturar um negócio duradouro. Queremos deixar um legado para as pequenas empresas”. Para isso, o palestrante citou alguns atributos fundamentais: conhecer o mercado, agregar valor e ser competitivo.

Dito isso, Schmidt apresentou uma análise das condições macro e microeconômicas, lembrando que vivemos em um mundo globalizado e os problemas internacionais também podem afetar o cenário brasileiro. “O ambiente interno nos dá mais confiança, mas está atrelado ao contexto global. A crise não chega a ser uma marolinha, mas sem dúvida é um resfriado”, alertou.

Para encerrar, o coordenador do Sebrae resumiu a mensagem da palestra. “Inovar para elevar a competitividade, estratégias sustentáveis e o ‘efeito Steve Jobs’ – ocupar os “gaps”, ou seja, a inovar, criar algo novo que ninguém esteja fazendo”. E finalizou convidando os agentes a visitar o site, se informar sobre o programa e buscar os Sebraes locais.

Mais informações sobre o programa em www.sebrae2014.com.br.

Mariana Martins

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