Rural

Cerca de mil participantes destacaram o potencial do interior do Rio (Divulgação/FC&VB-RJ)

O III Seminário Estadual de Turismo Rural e de Aventura, realizado em Itaipava, Petrópolis, encerrou a programação com cerca de mil participantes ao longo do evento e destacou o potencial do interior do Rio de Janeiro para desenvolver novos produtos turísticos e gerar negócios. Promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), o encontro reuniu empresários, agências e operadores de turismo, guias, produtores rurais, enólogos, sommeliers, artistas, profissionais do audiovisual e representantes de diferentes regiões do estado.

Realizado na Locanda Bela Vista, o seminário discutiu temas como turismo rural e de aventura, enoturismo, bem-estar, cicloturismo, turismo de luxo, economia criativa e audiovisual. Também foram apresentadas iniciativas como as rotas Cervejeira e do Vinho, mostrando como a integração entre diferentes segmentos pode ampliar a permanência dos visitantes e movimentar a economia dos destinos.

Integração regional

A FC&VB-RJ reúne atualmente 22 Convention & Visitors Bureaux, representando 49 municípios fluminenses. A participação de presidentes e representantes dos C&VBx durante o seminário reforçou a articulação entre destinos e a troca de experiências dentro do estado.

“O grande resultado de um encontro como este é perceber quantas possibilidades existem quando colocamos diferentes atores do turismo na mesma mesa. O interior do Rio tem produtos, paisagens, cultura, gastronomia e histórias que podem ser transformados em experiências cada vez mais atrativas para o visitante”, afirmou Guilherme Abreu, presidente da FC&VB-RJ.

Entre os participantes estiveram Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado e sócio-fundador da Terra dos Dinos; Daniel Celli, coordenador da Rio Film Commission; Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio C&VB; Renato Urbinder, sócio-CEO da Travel Plus TV; Leandro Cury, reitor da Universidade Livre do Vinho; a atriz e apresentadora Monique Alfradique e o empresário e produtor Cosimo Valerio.

Rural

Enoturismo e produção regional

O crescimento do enoturismo também ganhou espaço no encontro, com a participação de Ideraldo Luiz Evangelista Machado e Marcelo Rozentall, presidente e vice-presidente da AVIVA (Associação dos Viticultores da Serra Fluminense). A entidade reúne produtores de diferentes municípios e representa uma atividade que conecta vinícolas, gastronomia, restaurantes, meios de hospedagem e experiências turísticas.

A feira de produtos regionais complementou a programação, reunindo produtores de diferentes partes do estado com queijos, vinhos, cachaças, produtos orgânicos e artesanato. A iniciativa reforçou o papel do turismo rural na valorização das comunidades e da produção local.