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Destinos / Feiras e Eventos

Setur-RJ quer calendário anual com 12 megaeventos no Rio de Janeiro

Crédito Beth Brusco 2

O encontro aconteceu no hotel Arena Copacabana e contou com a presença de líderes do trade carioca (Beth Brusco)

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) reuniu, nessa terça-feira (23), integrantes do trade turístico para discutir ações em andamento e futuras. O encontro aconteceu no hotel Arena Copacabana e contou com a presença do secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, que também é presidente do Conselho Estadual de Turismo (CET), outros 19 representantes das instituições ligadas ao setor, além do Coronel Robson Cardeal, titular do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur).

Sávio Neves apresentou projetos que ainda estão em vigor na Setur e aqueles que terão continuidade em 2023. Todos representam a retomada do turismo após a fase crítica da pandemia. São iniciativas que divulgam as ações do Rio de Janeiro, dentro e fora do estado e também no exterior, por meio de encontros comerciais, exposições e estandes promocionais, artesanato, guias de bares e cervejarias artesanais, de turismo rural, entre outros.

Pilares para atender toda a diversidade turística do estado

  • Calendário anual com 12 megaeventos;
  • Eventos de pequeno e médio porte que compreendem capital e interior, totalizando 1.500;
  • E promoção e divulgação, que pode acontecer com participação exclusiva ou associada a outras entidades como CVBs, Embratur e Riotur.

Os fóruns regionais também foram evidenciados na apresentação, por realçar as particularidades de cada região. Membros do trade fizeram ainda considerações, apresentaram sugestões que já estão em análise, como linha de financiamento para o setor e também comemoraram o fato de que, pela primeira vez, desde a retomada do segmento, pesquisa realizada pela ABIH-RJ, com empresários do trade de turismo, mostra mais empresários trabalhando no lucro ou equilíbrio do que tendo prejuízo.

Como iniciativa para o segmento como um todo, o secretário destacou o Turismo RJ+10 anos, projeto, desenvolvido pela Setur-RJ em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que propõe ações para colocar o Rio de Janeiro em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial, que alcancem resultados no período dos próximos 10 anos, considerando valores de sustentabilidade e integração, bem como atributos regionais singulares.

PARCERIA – Como resultado da apresentação dos projetos da Setur-RJ, surgiu a parceria com a Rodoviária do Rio na divulgação do TurisRock. O projeto tem o objetivo de estimular turistas que vierem ao Rock in Rio a conhecerem cidades de outras regiões do estado, oferecendo 30% de desconto nas tarifas de meios de hospedagem e produtos turísticos, antes, durante e depois do evento. Um painel do TurisRock será instalado nas dependências da rodoviária.

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