Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Simpósio de Governança Hoteleira no Encantho 2010 foca na qualificação do setor

No dia 29 de abril; a partir das 8 horas; será realizado o 2º Simpósio de Governança Hoteleira; que faz parte da programação do 24º Encatho. O encontro acontece no CentroSul; em Florianópolis e visa atrair governantas; supervisoras; chefes de camareiras; proprietários de hotéis e pousadas; gerentes gerais; operacionais e de hospedagem para a discussão sobre a responsabilidade do setor no aumento da ocupação hoteleira.

Uma atividade essencial e imprescindível no sucesso da hotelaria no Brasil; o setor compreende o maior quadro de colaboradores nos empreendimentos e; cada vez mais; exige profissionais treinados e capacitados. Com o objetivo de dar maior visibilidade a este segmento profissional; um dos maiores responsáveis pela garantia da excelência dos serviços oferecidos e por proporcionar experiências hospitaleiras ao cliente dentro de um estabelecimento; pela segunda vez será realizado em Santa Catarina um Simpósio sobre Governança.

A programação do Simpósio; que deve contar com a participação de 250 pessoas; engloba três palestras. Segundo Carla Costa; presidente da Associação Brasileira de Governantas em Santa Catarina (ABG-SC) e governanta do Il Campanário; “o Simpósio tem sido um instrumento de treinamento e fomento deste setor tão importante para a hotelaria; que cuida da maior parte da permanência dos hóspedes nos nossos hotéis; como os apartamentos; as salas de convivências; as áreas sociais e comuns; estética e decoração; apresentação pessoal das equipes de front e office; enxovais; rotinas de supervisão e manutenção e lavanderias. E para que este setor esteja qualificado e preparado precisamos de profissionais de liderança; bem preparados e capacitados para oferecer treinamento e suporte para suas equipes; montar uma dinâmica de trabalho que esteja de acordo com as necessidade do meio de hospedagem que elas representam”.

Os temas escolhidos para este ano são: “Os conceitos da hospitalidade; aplicados ao setor de Governança”; “A importância do RH na Hotelaria” e “Hotelaria de Luxo”.
Carla Costa afirma que os temas foram minuciosamente estudados para o sucesso do evento. “Os conceitos da hospitalidade; aplicados ao setor de Governança” será o tema ministrado por Maria José Dantas; que é uma expert em governança hoteleira. Ela passou por várias redes de hotéis e tem uma vasta experiência em modelos e técnicas de governança. O segundo tema; A importância do RH na Hotelaria; será exposto por Marcio Moraes; um recrutador e treinador de talentos que irá nos falar sobre o perfil do profissional de higiene e limpeza e como vamos fazer para encontrá-lo no mercado.

Já Hotelaria de luxo será ministrada por Ana Gonçalves; que faz parte da governança de luxo e representa um dos hotéis mais bem conceituados no tema luxo e boutique; o Fasano do Rio de Janeiro” pontua. Para ela; “não existe uma receita pronta. O que fazemos é mostrar e divulgar exemplos que já dão certo e que somados a outras experiências poderão se transformar em sucesso operacional. Assim falamos de técnicas de limpeza e higienização de áreas; como recrutar e treinar um profissional de arrumação e limpeza e como fazer o diferencial no tratamento direcionado ao nosso hóspede”; complementa.

Hotelaria de luxo também para os pequenos hotéis e pousadas

O tema Hotelaria de Luxo tem como um dos objetivos mostrar a pequenos hotéis e pousadas que eles também podem tratar o cliente com exclusividade e dar ao empreendimento a característica de luxuoso. A governanta executiva do Hotel Fasano no Rio de Janeiro; Ana Gonçalves; palestrante; explica que “as pessoas de forma geral não conhecem muito a hotelaria de luxo; pois são poucos os hotéis cinco estrelas; a maioria tem quatro estrelas. Muitas pessoas se surpreendem com o que nós fazemos pelo hóspede. São detalhes que em um hotel normal não são vistos. Vou falar um pouco sobre este trabalho que fazemos lá; mas também mostrar que qualquer hotel pode

Receba nossas newsletters