O XV encontro comercial do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), realizado nesta segunda-feira (17), em São Paulo, contou com uma palestra sobre “Técnicas em vendas e negociações: o que efetivamente os nossos clientes compram”, ministrada por Mário Rodrigues, do IBVendas.
No evento, foram apresentados alguns pilares que um vendedor profissional precisa ter e esses são: indicadores de resultados, processo de venda, competência de venda, adaptabilidade, empatia, network e tenacidade comercial. “Os indicadores de resultados representam onde estou e para onde vou, o processo de venda é a capacidade de fazer a leitura e as competências são: disciplina, comunicação, criatividade e capacidade investigativa”, ressaltou Rodrigues.
De acordo com o palestrante, o vendedor precisa saber quais competências está bem, para desenvolver a que não está. “É importante saber que uma série dessas são desenvolvidas na vida”, disse.
Além disso, foi destacado o processo de venda, que é um pilar que trata da teoria da venda. No processo, de acordo com o especialista, é importante identificar a necessidade do cliente. “Ele não precisa, necessariamente, do objetivo comprado e sim do sentimento que é gerado pela aquisição”, finalizou.
Nathalia Marques