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Feiras e Eventos / Fotos

​Eventos movimentam mais de R$ 200 bilhões ao ano no país (fotos)

Acima, a apresentação dos números do setor de feiras e eventos nesta terça, em São Paulo. No destaque da home: Eraldo Alves, da CNC, Vinicius Lummertz, do MTur, Anita Pires, da Abeoc, e Juarez de Paula, do Sebrae

Acima, a apresentação dos números do setor de feiras e eventos nesta terça, em São Paulo. No destaque da home: Eraldo Alves, da CNC, Vinicius Lummertz, do MTur, Anita Pires, da Abeoc, e Juarez de Paula, do Sebrae


Os números já conquistados impressionam, mas poderiam ser ainda maiores. O setor de eventos cresceu, nos últimos 12 anos, aproximadamente 14% ao ano, aumentando a sua participação no PIB do país de 3,1%, em 2001, para 4,32%, em 2013. Somente no último ano a movimentação econômica chegou a R$ 209,2 bilhões. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (14/10) pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos e o Sebrae Nacional, através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil. “Este estudo coloca à disposição do mercado de turismo e eventos informações fundamentais para o planejamento dos negócios”, analisa a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires. “Graças a visão da ABEOC Brasil, Sebrae, CNC, FBHA e ForEventos podemos oferecer ao país o cenário preciso de um dos setores que mais cresce na economia nacional”, acrescenta.

Em entrevista ao M&E, ela afirmou que ter um olhar inteligente para estes eventos e o impacto que eles causam no país é fundamental para perceber as oportunidades, potencializar os negócios e ter uma ação de planejamento de políticas de mercado e de políticas públicas de promoção do Brasil. “É muito importante, também, criar estratégias para desenvolvermos um ambiente profissional, de bem receber, com serviços de qualidade para que a gente possa transformar estas oportunidades em negócios e geração de emprego e renda. A ABEOC já tem um plano em desenvolvimento, que é buscar a qualificação e profissionalização do mercado através do Programa de Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos, além deste Dimensionamento Econômico do setor de eventos, fundamental para traçar qualquer planejamento e estratégia”, explicou.

Segundo ela, o Brasil já é um destino entre os grandes de feiras internacionais e no mercado corporativo. “Diversas empresas europeias e norte-americanas estão se instalando aqui em busca do mercado brasileiro, que é o oitavo no mundo no ranking mundial de viagens corporativas e está em vias de ultrapassar a Itália, França e o Reino Unido, nos próximos dois anos, segundo o estudo da GBTA 2013 (Global Business and Travel Association). Isso ocorre principalmente devido ao potencial do mercado, estabilidade econômica e o Brasil ter investimentos em tecnologia e pesquisa, o que é fundamental para o setor”, justifica.

Para Anita, historicamente, o Brasil tem mostrado vocação e competência para receber grandes eventos, como a Copa, a visita do Papa, e mesmo o Rock in Rio e Carnaval. “O Brasil tem know how para grandes eventos. Mas, isso tudo tem que ser acompanhado de políticas e incentivos do governo federal e dos governos estaduais na promoção do destino Brasil e com estímulo e financiamento específico do Ministério do Turismo”.
 
Os números apresentados hoje fazem parte do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil. A pesquisa foi realizada pelo Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ForEventos (Fórum do Setor de Eventos).

Dados mais relevantes:
*Em 2013, o Brasil sediou 590 mil eventos, 95% deles nacionais e metade realizada na região Sudeste.
*Participação de 202,2 milhões de pessoas em eventos no país em 2013.
*Gatos dos participantes em média de R$ 161,80 por dia (o que somou gastos de R$ 99,3 bilhões).
*O país tem 9.445 espaços para feiras, congressos e eventos de diversas naturezas.
*10,2 milhões de metros quadrados e 9,2 milhões de assentos para realização de eventos.
*A locação desses espaços gerou, em 2013, mais de R$ 37 bilhões.

Fotos: Eric Ribeiro

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