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Destinos / Fotos

​Tocantins é pioneiro em Turismo Cinematográfico no Brasil

Marcelo Torres, produtor do filme Xingu, Lucio Flavo, presidente da Adetur, Márcio e Rita Turcato, da Rota da Iguana, e Ana Cristina Costa e Silva, diretora criativa da Dharma Filmes e idealizadora do projeto

Marcelo Torres, produtor do filme Xingu, Lucio Flavo, presidente da Adetur, Márcio e Rita Turcato, da Rota da Iguana, e Ana Cristina Costa e Silva, diretora criativa da Dharma Filmes e idealizadora do projeto

O Estado do Tocantins é pioneiro no Turismo Cinematográfico brasileiro. A diretora criativa da Dharma Filmes e idealizadora do projeto, Ana Cristina Costa e Silva, explica que “o objetivo dessa modalidade de turismo é proporcionar às pessoas que assistem um filme e se apaixonam pelos lugares em que as cenas foram filmadas a possibilidade de conhecer essas locações.”

Um dos exemplos bem sucedidos do Turismo Cinematográfico é a Nova Zelândia, onde foram filmadas cenas da trilogia “Senhor dos Anéis”. No Tocantins estão sendo explorados os locais que foram utilizados como locações para produções como: Xingu, Deus é Brasileiro, e o reality show americano Survivor. Os principais destinos do novo roteiro são o Jalapão, cenário de Survivor e o Parque do Cantão, onde foi filmado Xingu.

Para o desenvolvimento e viabilização do Turismo Cinematográfico houve uma parceria entre o Estado, através da Adetur, com o setor privado, representado principalmente pela agência de viagens Rota da Iguana. O presidente da agência de Turismo do Estado (Adetur), Lucio Flavo, explica que o forte no Tocantins é o turismo de aventura e o ecoturismo, mas que a nova modalidade tem uma condição de atração. No entanto, o presidente reconhece os desafios que o Estado tem que enfrentar para o sucesso dos novos roteiros.

“Acredito que essa característica de cinéfilos que querem conhecer as locações de filmes ainda não está arraigada no Brasil. E esse é um dos desafios que vamos encontrar para implementar o Turismo Cinematográfico. Além disso, temos a questão da precariedade da infraestrutura para os turistas. Temos que melhorar a organização, a sinalização, e preparar o receptivo. Mas ao mesmo tempo, o nível de preservação do Estado é um grande diferencial que não pode ser perdido”, comenta Lúcio Flavo.

O presidente da Adetur adiantou que o objetivo é conseguir novas produções cinematográficas para serem rodadas em Tocantins, porque o Turismo Cinematográfico tem que ser retroalimentado. Flavo disse que “o projeto não se encerra com o lançamento do roteiro, mas precisa ser avaliado pelo mercado e também pela sociedade.”

A diretora comercial da Rota da Iguana, Rita Turcato, contou o desafio que foi criar esse novo produto para a região, e ressaltou que além do produto também será necessário criar o público. “Estamos baseando nossos novos roteiros em modelos que já foram feitos no exterior. O que está sendo mais fácil de ser feito por causa do apoio que recebemos do Estado. Somente o setor privado não conseguiria criar o produto.” 

Rita também explica que “o Turismo Cinematográfico surgiu de uma paixão pessoal minha e da Ana Cristina. Estamos trabalhando juntas desde 2008, primeiramente para trazer o Survivor para o Brasil, e depois para conseguir lançar os roteiros de turismo com base em locações utilizadas em produções cinematográficas.”

A diretora também explicou que em função do Turismo Cinematográfico ocorreu uma reformulação interna na agência, que precisou criar uma nova ferramenta de compra pela internet, para suprir a necessidade de compra imediata após o visitante ver o filme e se interessar pelo roteiro.

Na noite do dia 10 de abril foi realizado o evento de lançamento do Turismo Cinematográfico no Tocantins. Durante a noite, foi assinado um convênio de cooperação técnica entre as secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação, para o incentivo dessa nova modalidade de turismo no país. Além disso, foi passada uma sessão exclusiva do filme Xingu, que teve locações no Estado, para as cerca de 150 pessoas que estavam presentes. 

O Mercado&Eventos foi conferir os roteiros do Turismo Cinematográfico. Veja as fotos na Galeria.

Números do Turismo em Tocantins – O Estado recebe cerca de 1.300 visitantes por ano, sendo 90% de brasileiros, principalmente da região sudeste. Os hotéis de Tocantins têm uma média anual de 70% de ocupação. O auge do turismo para a região são os meses de junho e julho. 

Fernanda Lutfi

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