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Destinos / Fotos

VisitBritain prevê Brasil nos Top 10 emissores de turistas até 2020

Keith Beecham, diretor internacional e Samuel Lloyd, gerente geral para América Latina, da VisitBritain

Keith Beecham, diretor internacional e Samuel Lloyd, gerente geral para América Latina, da VisitBritain


Nesta terça -feira, 03/11, o VisitBritain realizou o 3º Workshop Visit Britain. O evento teve início em São Paulo, nos dias 01 e 02/11, apenas para agentes de viagem da capital paulistas e cidades do interior do estado. Enquanto o terceiro dia do encontro aconteceu no Rio de Janeiro e foi voltado, não apenas para o trade da capital, mas também atraiu agentes de viagens e atuantes do setor de todo o Brasil. “Inicialmente o workshop era voltado apenas para os agentes e operadores das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, mas com o a nova campanha do VisitBritain, lançada no início do ano, incorporamos também o resto das capitais brasileiras, com foco no Nordeste e Sul do país”, declarou o gerente geral para América Latina, Samuel Lloyde. De acordo com Samuel, a realização do workshop é importante para aproximar os agentes de viagem brasileiros dos operadores britânicos. Cerca de 26 agentes confirmaram presença para a rodada de negócios com entrevistas agendadas, que acontece na primeira etapa do evento. Para a segunda etapa, onde acontecerá um ‘free-flow’, para que outros atuantes do trade possam participar, o esperado é de 30 convidados.

Para o diretor internacional do VisitBritain, Keith Beecham, o mercado brasileiro, na Grã-Bretanha, cresceu muito nos últimos anos. “Atualmente o Brasil ocupa o 22º lugar no ranking dos países que mais emitem turistas para a Grã-Bretanha, sendo que 70% desses visitantes viajam a lazer. Apenas no ano passado, 260 mil brasileiros estiveram na Grã-Bretanha, e os meses de janeiro a julho deste ano mostram um aumento de 10% nas visitas”, ressalta o diretor internacional. Beecham ainda ressalta que nos últimos dez anos o número de turistas brasileiros na Grã-Bretanha vem crescendo 17% a cada ano, assim como a quantia gasta pelos turistas, que teve um crescimento anual de 15%.

Segundo Beecham, o objetivo para 2020 é colocar o Brasil entre os dez primeiros países emissores de turistas. Para atingir a meta, o diretor internacional destaca quatro pilares que precisarão ser trabalhados a fim de aumentar a demanda. Em primeiro lugar, segundo Beecham, é preciso melhorar a imagem do destino. “Os brasileiros tem muito interesse nos roteiros voltados para música e compras na Grã-Bretanha, o nosso objetivo é aumentar o interesse pela herança e história do lugar. Queremos também que o turista se sinta bem-vindo. E para isso temos realizados ações como a que foi realizada durante o Rock in Rio, para que o turista em potencial sinta vontade de visitar o local”, explica Keith.

O segundo pilar é a oferta de produtos, Keith detalha: “Oitenta por cento dos turistas brasileiros que vão para a Grã-Bretanha ficam em Londres. Nossa meta é oferecer o ‘London plus’, ou seja, queremos que além de Londres, o turista se interesse por outras áreas, como a Escócia, Edimburgo, Liverpool – por causa dos Beatles -, Cambridge – que teve uma grande procura devido os filmes do Harry Potter -, e Inverness – um local que ultimamente vem atraindo muitos visitantes por causa da Rota de Whisky”.

De acordo com o diretor internacional, cada país utiliza um canal de distribuição de produtos e informações diferente, dessa forma é preciso pensar em quais novos canais podem ser somados à estratégia do VisitBritain. Keith aponta que as redes sociais é uma das ferramentas que estão sendo melhor adaptadas para o Brasil.

Por fim, o órgão deve focar na melhoria do acesso dos turistas brasileiros aos destinos da Grã-Bretanha. “A partir de novembro, a British Airways vai trocar seu equipamento de forma que a capacidade de passageiros aumente 70%. Tenho certeza que essa iniciativa vai ajudar no acesso aos destinos. Temos o planejamento de fazer a mesma ação com outras companhias”, finaliza o diretor internacional.

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