Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Destinos

Abav Nacional classifica decisão do México de retomar vistos físicos como “retrocesso”

Magda Nassar diretora da Trade Tours Abav Nacional classifica decisão do México de retomar vistos físicos como "retrocesso"

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

A Abav Nacional considerou um “retrocesso” a decisão do governo mexicano de retomar a obrigatoriedade de visto físico para brasileiros entrarem no México, como divulgado pelo M&E nessa terça-feira (26). A medida já avançou para os trâmites finais do Ministério do Interior, de acordo com fontes consulares do próprio país, acabando com a facilidade criada em dezembro do ano passado, que exigia apenas o visto eletrônico.

“Esta notícia é um grande retrocesso! E quem mais perde nisso tudo é o próprio destino. É claro que ficamos muito tristes com essa decisão. Sabemos que o turismo precisa se recuperar, precisa retomar a oferta e a demanda em relação ao pré-pandemia, e agora temos mais este impedimento. Ao invés de facilitar, estão dificultando as viagens”, disse Magda Nassar, presidente da Abav Nacional.

“É uma pena porque temos grandes parceiros no México, tínhamos um movimento grande para o destino, que vem trabalhando forte no mercado brasileiro, mas agora temos novamente este empecilho. Embora quem mais perca seja o destino, é uma notícia péssima para nosso mercado”

Magda lamentou a decisão do governo mexicano. “É uma pena porque temos grandes parceiros no México, tínhamos um movimento grande para o destino, que vem trabalhando forte no mercado brasileiro, mas agora temos novamente este empecilho. Embora quem mais perca seja o destino, é uma notícia péssima para nosso mercado, principalmente na hora da decisão do passageiro de escolher o próximo destino”, complementou a presidente, sabendo das dificuldades criadas pelo visto.

México Alexander Schimmeck

Facilidade criada em dezembro do ano passado, que exigia apenas o visto eletrônico, está com os dias contados

O problema do visto físico é que, além do custo (US$ 48), tem a questão também do deslocamento, já que muitas pessoas não moram nas três cidades (Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília) que contam com o consulado mexicano. Sendo assim, a retomada desta obrigatoriedade tende a frear a ida de brasileiros ao México e consequentemente aos paraísos do Caribe.

Visto eletrônico já tinha criado um caos para os agentes

Por outro lado, o processo de visto eletrônico já vem passando por problema desde o começo de junho, o que acabou criando um caos para os agentes de viagens. “A gente vem enfrentando este problema que é um absurdo. O processo eletrônico para a emissão do visto está um caos”, disse a presidente da Abav Nacional.

Segundo Magda, a associação já encaminhou várias demandas para diversos responsáveis sobre o problema que os agentes têm enfrentado com a autorização online. “Tivemos pessoas tendo que se deslocar, tendo que esperar, sendo obrigadas acancelar viagens, enfim, um grande obstáculo para nós agentes de viagens”, completou a presidente.

Receba nossas newsletters