Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Agentes devem ter muita atenção em 2016, diz Braztoa

Magda Nassar, presidente da Braztoa

Magda Nassar, presidente da Braztoa


O ano de 2015 trouxe algumas notícias ruins para o setor. Ícones como a Nascimento e a Designer, além de outras operadoras tiveram problemas e surpreenderam o mercado com o encerramento de suas atividades. Entre rumores de que existem mais empresas em situação ruim e projeções pessimistas para a economia em 2016, a presidente da Braztoa, Magda Nassar, disse em entrevista ao M&E que os agentes de viagens devem ficar atentos, pois será novamente um ano difícil.

A dirigente prevê, no entanto, que 2016 será menos complicado do que o ano passado. Ela explicou que a crise chegou e se aprofundou de uma maneira muito rápida, mas que agora as empresas estão melhor preparadas para os percalços da economia. “As empresas entenderam que vivemos uma crise profunda e estão se reorganizando, por isso acredito que teremos uma tranquilidade um pouco maior do que no ano passado para trabalhar”, afirmou Magda.

Ela reiterou que dos problemas ocorridos em 2015, a maioria se tratava de agências e operadoras não associadas à Braztoa. Segundo ela, quando isso aconteceu com alguma operadora Braztoa, além de seguir todos os procedimentos para minimizar os danos ao mercado, as demais associadas ajudaram praticando preço neto para os produtos comercializados e não entregues.

“As empresas já entenderam a crise. Ainda temos alguns preços acima da realidade, especialmente no nacional. O que as agências devem fazer é se informar melhor e não acreditar em qualquer coisa, pois esta crise é um ciclo e as boas empresas ficarão”, disse.

Trip Protector – Magda falou também sobre o seguro da Ifaseg – criado com o apoio da Braztoa – o Trip Protector, que nada mais é do que o seguro de Responsabilidade Civil, com a adição de uma cláusula que protege o consumidor em caso de quebra ou falência da empresa que comercializou o produto. Ela explicou que a associação fez várias apresentações para mostrar aos agentes de viagens como ele funciona.

“Muitas operadoras já estão em fase de implementação do Trip Protector. Mas é importante que o agente entenda que ele é opcional e o fato de uma operadora ter sido habilitada a comercializar o seguro não significa que não está sujeita a algum tipo de problema”, ressaltou. “Grandes discursos não levam a lugar nenhum. As agências devem se informar, ter muita atenção e procurar entender os produtos”, complementou.

Foto: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters